A Ubisoft continua a apostar no digital e nas subscrições, e desta vez, para além de um rebranding à sua oferta, revela mais uma nova modalidade dedicada a jogos que considera “clássicos”.
Anteriormente conhecido como Ubisoft+ Multi-Access e PC Access, este passará a ser um serviço unificado chamado Ubisoft+ Premium, que dá oferta a uma biblioteca de jogos, onde se incluem lançamentos de Dia 1, nas suas edições premium, e onde os jogadores poderão aceder a benefícios como prémios, conteúdos desbloqueáveis exclusivos e descontos para compras na loja digital. E está disponível no PC, Xbox e via Amazon Luna, através de uma única subscrição de 17,99€ por mês.
Para além disso, a Ubisoft revelou também o Ubisoft+ Classics para PC, uma nova modalidade dedicada a jogos clássicos, mais antigos, e outros mais recentes que se tornaram rapidamente populares, como Far Cry 6, Rainbow Six Siege e Watch Dogs: Legion.
No fundo, a mesma subscrição, mas menos “premium” sem os lançamentos de Dia 1 e apenas no PC, tudo por 7,99€ por mês.
Estas subscrições, no entanto, não invalidam a venda de jogos na loja da Ubisoft, que continuará a oferecer os títulos de forma independente. Algo que a companhia poderá um dia deixar de oferecer, mas que, para já, vê como uma extensão daquilo que são os atuais serviços, como explica Philippe Tremblay, diretor das subscrições na Ubisoft à GameIndustry.biz.
“Olhamos para o comportamento do consumidor e como as pessoas interagem com a nossa oferta e vimos uma oportunidade para evoluir”. Oportunidade essa que levou à reestruturação destas subscrições.
“Quando olhamos para a forma como os jogadores interagem com os nossos diferentes jogos, vemos que o nosso catálogo antigo é muito ativo e vivo. Por isso vimos a oportunidade de oferecer estes mundos aos nossos consumidores através de uma pequena transação. E é essa a resposta ao comportamento que vemos dos jogadores.” Um comportamento que continuará a ser normalizado e sedutor o suficiente para, eventualmente, os consumidores acabarem por comprar os jogos que mais gostam: “Há definitivamente muita gente que vem atrás de um jogo e então decide comprá-lo após terminar a subscrição. Esta é parte da realidade e é OK connosco.”
Ainda assim, Tremblay acredita que os jogadores precisam de abraçar a ideia de que os jogos já não lhes pertencem, algo que poderá, no futuro, mudar por completo esta atual estratégia da Ubisoft: “Os jogadores estão acostumados a ter a posse dos seus jogos. E é necessária uma mudança nesse tipo de consumo.”