A The Pokémon Company diz que vai tomar medidas em relação a Palworld

- Publicidade -

O jogo de sucesso da Pocketpair tem sido acusado de plágio e de violar direitos de autor.

Palworld é, provavelmente, o maior jogo do mundo. Com mais de 8 milhões de alegadas vendas e um pico de jogadores em simultâneo que ultrapassou os 2 milhões de jogadores, tudo apenas na sua versão da Steam. E isto sem contar com os números das versões Xbox e Windows PC, onde o jogo está também disponível, via Xbox Game Pass.

O sucesso do jogo produzido pela Pocketpair deve-se não só à popularidade dos jogos de sobrevivencia, mas especialmente por apresentar-se como uma “alternativa” à gigante franquia Pokémon, da The Pokémon Company, que definiu as últimas décadas da Nintendo.

Desde o seu anúncio que Palworld ficou conhecido como “Pokémon com armas”, ao revelar que os jogadores podiam explorar um mundo aberto fantástico e capturar criaturas, que poderiam usar depois para combates… dando-lhes armas. Agora cá fora, Palworld tem sido alvo de críticas e escrutinado, devido à implementação destas ideias e conceitos, que ultrapassam a linha da “inspiração” e entram no campo do plágio e da violação dos direitos de autor.

Após quase uma semana depois do lançamento, a The Pokémon Company partilha finalmente um comunicado sobre Palworld e se realmente pretende fazer algo em relação a estas alegações.

Na sua página oficial pode ler-se:

Temos recebido inquéritos sobre um jogo de outra companhia lançado em janeiro de 2024. Nós não demos qualquer permissão sobre o uso de qualquer conteúdo da propriedade intelectual de Pokémon para ser usado naquele jogo. Nós pretendemos investigar e tomar as medidas apropriadas para abordar qualquer ato que viole os direitos da propriedade inteletual relacionada com Pokémon. Vamos continuar a celebrar e a cuidar de todos os Pokémon e do seu mundo, e trabalhar para unir o mundo através do Pokémon no futuro.

Desta forma, a The Pokémon Company reconhece a existência de Palworld e o possível impacto do jogo, pela forma como tem sido discutido e apresentado, afirmando que está atenta ao seu desenvolvimento e possíveis violações de direitos de autor, nas quais tomará medidas a seu tempo.

Este comunicado surge, no entanto, após o surgimento de um mod, feito pelo modder Toasted, que, no dia seguinte ao lançamento de Palworld, substituiu as criaturas por Pokémon reais, o protagonista por Ash Ketchum e outras personagens. Algo que foi imediatamente removido da Internet a pedido da The Pokémon Company através de um aviso sob pena de ação judicial.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados