A Spotify agora faz a playlist perfeita com a ajuda da Inteligência Artificial

- Publicidade -

Não desliguem já a Spotify, desta vez a IA pode ser mesmo útil.

Eu odeio a forma como a Inteligência Artificial está a ser democratizada, resultando não só em produtos e conteúdos falsos e sem alma, mas também pela forma como o termo “IA” está a perder todo o sentido no discurso social. No entanto, a Spotify pode ter apresentado uma ferramenta de Inteligência Artificial com a qual estou completamente rendido. Pelo menos em teoria.

A companhia de streaming anunciou a AI Playlist, uma funcionalidade nova, ainda em formato beta, disponível em aplicações iOS e Android no Reino Unido e na Austrália. Como o nome propõe, esta ferramenta promete criar playlists com recurso a IA, simplificando o nosso tempo na aplicação a organizar músicas, mas, mais importante, ao tentar apresentar a música certa, para a ocasião certa.

A proposta será, para já, exclusiva aos subscritores Spotify Premium, e é uma ferramenta que funciona através de prompts de texto. A companhia, no seu blog oficial, dá alguns exemplos com “uma playlist de indie folk para dar um abraço caloroso ao meu cérebro”, “música relaxante para me ajudar a ultrapassar este período de alergias” ou “uma playlist que me faça sentir como um protagonista”.

Através destes pensamentos soltos (e bem humanos), o criador de playlists autónomo vai procurar na biblioteca as músicas que mais se aproximam do registo das descrições. A Spotify afirma ainda que é possível referir lugares, animais, atividades, referências da cultura pop, cores e até emojis.

Para já, a ferramenta ainda está em fase de beta, com algumas arestas por polir, mas se tudo correr bem, quem sabe se a Spotify não será a vossa melhor amiga em períodos complicados como depois de uma separação amorosa?

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados