Sony Interactive Entertainment encerra o estúdio responsável por Concord

- Publicidade -

Para além da Firewalk Studios, a Neon Koi também viu o seu “pôr-do-sol”.

Num comunicado dirigido aos seus trabalhadores, Hermen Hulst, CEO da Sony Interactive Entertainment (SIE), anunciou uma atualização na organização da PlayStation Studios, que resultou no encerramento de dois estúdios: Neon Koi e Firewalk Studios.

Na sua mensagem, Hulst destaca a responsabilidade de criar experiências multijogador e a solo que impulsionem o crescimento da organização através das receitas desses projetos, assim como a necessidade de ser estratégico e de reconhecer quando os jogos não correspondem às expectativas dos jogadores.

De acordo com Hulst, o encerramento da Neon Koi é o resultado de uma reavaliação da estratégia de produção para experiências móveis. O estúdio alemão estava a desenvolver projetos nesse sentido, ainda numa fase muito inicial, onde a SIE afirma necessitar de estudar os fatores de sucesso para se alinhar com “o pedigree da PlayStation Studios“.

Já o caso da Firewalk Studios é mais trágico e sem grandes surpresas. O estúdio da PlayStation lançou Concord no final de agosto, um projeto multijogador que enfrentou dificuldades em atrair jogadores e obter aclamação global positiva. As reações ao projeto online, assim como a falta de uma população saudável de jogadores, levaram a PlayStation a retirar o jogo das lojas e a encerrar os servidores até nova avaliação. Esta avaliação resultou no encerramento do estúdio e, agora, no fim completo de Concord.

No comunicado, não é mencionado o destino dos colaboradores dos estúdios, embora Hulst afirme que a sua equipa irá ajudar todos os afetados pela decisão.

Abaixo podem ler o comunicado enviado aos colaboradores da SIE, na íntegra.

“Querida Equipa,

Hoje, quero partilhar algumas atualizações importantes do Studio Business Group da Sony Interactive Entertainment.

Avaliamo-nos constantemente o nosso portfólio de jogos e o estado dos nossos projetos para garantir que estamos a cumprir as prioridades de negócios a curto e longo prazo. Como parte dos nossos esforços contínuos para fortalecer o Studio Business da SIE, tivemos de tomar uma decisão difícil em relação a dois dos nossos estúdios — Neon Koi e Firewalk Studios.

Expandir além dos dispositivos PlayStation e criar experiências online envolventes ao lado dos nossos jogos single-player são áreas focais para nós, à medida que evoluímos as nossas fontes de receita. No entanto, precisamos ser estratégicos ao levar os nossos jogos para novas plataformas e reconhecer quando não conseguimos atender às expectativas dos jogadores.

Embora o setor mobile continue a ser uma área de crescimento prioritária para o Studio Business, estamos numa fase muito inicial dos nossos esforços nesta área. Para termos sucesso neste setor, precisamos concentrar-nos em títulos alinhados com o prestígio dos PlayStation Studios e com o potencial de alcançar mais jogadores globalmente.

Com esta abordagem mais focada, a Neon Koi será encerrada, e o seu jogo de ação para mobile não avançará. Quero expressar a minha gratidão a todos na Neon Koi pelo seu trabalho árduo e paixão incessante por inovar.

Em relação à Firewalk, como anunciado no início de setembro, alguns aspetos de Concord eram excecionais, mas outros não conseguiram envolver jogadores suficientes, pelo que decidimos retirar o jogo do ar. Passámos muito tempo nos últimos meses a explorar todas as nossas opções.

Após muita reflexão, determinámos que o melhor caminho a seguir é descontinuar permanentemente o jogo e encerrar o estúdio. Quero agradecer a todos na Firewalk pelo seu talento, espírito criativo e dedicação.

O género PvP de shooter em primeira pessoa é um espaço competitivo em constante evolução, e, infelizmente, não atingimos os nossos objetivos com este título. Vamos aproveitar as lições aprendidas com Concord e continuar a desenvolver as nossas capacidades de live service para impulsionar o crescimento futuro nesta área.

Sei que esta não é uma notícia fácil de ouvir, especialmente com colegas e amigos a sair da SIE. Ambas as decisões foram tomadas com seriedade e, no final, acreditamos que são as corretas para fortalecer a organização. A Neon Koi e a Firewalk foram lares para muitos indivíduos talentosos, e faremos o possível para encontrar colocação para alguns dos afetados na nossa comunidade global de estúdios, onde possível.

Sou um grande defensor dos benefícios de abraçar a experimentação criativa e desenvolver novas IPs. No entanto, crescer através de finanças sustentáveis, especialmente num ambiente económico desafiador, é fundamental.

Embora hoje seja um dia difícil, temos muito para antecipar nos próximos meses com o Studio Business Group e as nossas equipas. Continuo confiante de que estamos a construir uma organização resiliente e capaz, impulsionada pela criação de experiências de entretenimento inesquecíveis para os nossos jogadores.

Obrigado pelo apoio contínuo.”

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados