Esta prenda de acesso ao PS Plus serve de pedido de desculpas à recentes falhas na PlayStation Network.
Para quem esteve longe das suas consolas no passado fim-de-semana, pode não ter notado, mas de sexta-feira, dia 7 de fevereiro, até domingo, 9 de fevereiro, os serviços online da PlayStation – a PlayStation Network (PSN) –, estiveram em baixo, impossibilitando que os jogadores e subscritores do PlayStation Plus pudessem usufruir das capacidades online das consolas PlayStation 4 e PlayStation 5. Pior do que isso, impediu que os jogadores pudessem jogar online, jogar na Cloud, ou até aceder a jogos que requeiram logins adicionais.
A situação já foi ultrapassada, mas a espera foi dura. Após dois dias de silêncio, a PlayStation confirmou as falhas nos serviços, mas só depois de ter voltado a reestabelecer as ligações. Adicionalmente, no breve comunicado, afirmou que todos os subscritores do PlayStation Plus irão receber automaticamente cinco dias adicionais de serviços, prolongando assim as suas subscrições.
Cinco dias de compensação é, sem dúvida alguma, uma boa maneira de pedir desculpas, especialmente quando o serviço esteve em baixo por menos de três dias. No entanto, a volatilidade deste tipo de serviços, e os requerimentos online de muitos jogos single-player atuais, tornam estes eventos preocupantes e frustrantes para os jogadores, tenham ou não subscrições.
Esta não é a primeira vez que a PSN sofre falhas preocupantes. Em 2011, os serviços da Sony sofreram um ataque, que resultou em fugas de dados dos seus 77.1 utilizadores em todo o mundo, resultando no encerramento dos servidores durante 24 dias.
Posteriormente a esse episódio, a PlayStation compensou os jogadores oferecendo uma série de jogos para a PlayStation 3 e PSP, as plataformas principais da marca nessa altura.