A Nintendo Switch já corre o Android, de forma não oficial

por Echo Boomer

Esta é só para os curiosos e corajosos que gostam de espremer todas as funcionalidades dos seus equipamentos.

Aparentemente, a consola híbrida da Nintendo já corre o sistema operativo da Google, o Android, de forma quase perfeita.

Este feito não é oficial e foi conseguido graças a Billy Laws e Max Keller, dois programadores que estudaram os componentes da consola e experimentaram coisas novas.

Colocar o Android na Nintendo Switch não foi fácil, com um projeto que começou em 2018 depois de uma falha de segurança da consola ter permitido o acesso ao código do seu sistema e do seu processador gráfico Tegra X1, que, por sinal, é o mesmo que encontramos nos dispositivos NVIDIA Shield Android.

E com a magia da programação, foi possível colocar um sistema Android 8.1 equivalente na Nintendo Switch.

O impressionante, segundo o vídeo revelado pelo xdadevelopers, é que colocar o Android a correr nas nossas Nintendo Switch é tão fácil como mudar de cartão SD. O sistema corre diretamente do cartão sem interferir com o sistema da consola, o que significa que a qualquer momento podemos reverter a consola ao seu estado original.

O vídeo mostra também aquilo que os utilizadores poderão esperar desta nova capacidade, como por exemplo o acesso a aplicações Android, tais como um browser para navegação na Internet, leitores de música como o Spotify, Netflix, jogos Android e até emuladores. Esta capacidade permite ainda o uso nativo dos Joy-Cons e a alteração fluida entre o modo docked e portátil.

De fora ficam mesmo funções limitadas pela falta de componentes da consola, como sensor GPS, câmara e microfone, o que significa que não se pode jogar, por exemplo, Pokémon Go.

Os mais aventureiros podem estudar os passos para a instalação através do fórum do xdadevelopers, mas fica o aviso de que qualquer erro pode danificar a consola e pôr em risco a sua garantia.

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: