A Microsoft afirma que foi forçada a suspender o lançamento da funcionalidade que já está pronta.
Recentemente, a Microsoft revelou que estava preparada para começar a vender os seus jogos para Xbox em plataformas Android, tornando o acesso aos mesmos mais versátil e prático, especialmente agora que o serviço de Cloud Gaming inclui uma seleção de títulos que vão além do catálogo do Game Pass.
No entanto, a empresa anunciou que teve de adiar o lançamento desta funcionalidade. Nas redes sociais, Sarah Bond explicou que a sua equipa foi forçada a suspender a novidade devido a uma ação judicial que poderá obrigar a Google a alterar alguns aspetos da loja Google Play. Assim, a funcionalidade só poderá ser lançada quando a situação nos tribunais for resolvida. Bond reforçou ainda que a funcionalidade já está pronta para ser disponibilizada.
“Na Xbox, queremos oferecer aos jogadores mais opções sobre como e onde jogar, incluindo a possibilidade de jogar e comprar jogos diretamente através da aplicação Xbox. Recentemente, partilhei a nossa ambição de desbloquear estas funcionalidades primeiro na Google Play Store em dispositivos Android nos EUA, enquanto outras lojas de aplicações se adaptam para atender à procura dos consumidores. No entanto, devido a uma suspensão administrativa temporária recentemente concedida pelos tribunais, não podemos lançar estas funcionalidades conforme planeado. A nossa equipa já desenvolveu a funcionalidade e está pronta para a ativar assim que o tribunal tome uma decisão final. Estamos ansiosos por lançar esta novidade e proporcionar mais escolhas e flexibilidade aos jogadores”, pode-se ler na publicação.
Após estas declarações, a Google também emitiu um breve comunicado, num tom mais agressivo e acusatório, dirigido à Microsoft. A empresa alega que a funcionalidade já poderia ter sido lançada há mais tempo através da aplicação própria da Xbox. Além disso, considera que esta ação judicial, aliada à pressa da Xbox em implementar agora a novidade, coloca em risco a segurança e a experiência da loja Google Play. A Google acusa ainda a Microsoft e a Epic Games de ignorarem preocupações legítimas relacionadas com a segurança, afirmando que nenhuma destas empresas tem um estatuto especial.
“A Microsoft sempre teve a possibilidade de oferecer aos utilizadores Android a opção de jogar e comprar jogos Xbox diretamente na sua aplicação – simplesmente optaram por não o fazer. A ordem do tribunal e a pressa para forçar a sua implementação colocam em risco a capacidade da Google Play de proporcionar uma experiência segura. A Microsoft, tal como a Epic, está a ignorar estas preocupações de segurança, que são muito reais. Continuamos focados em apoiar um ecossistema que funcione para todos, e não apenas para duas das maiores empresas de jogos.”
Estas declarações são, no mínimo, bizarras e frustrantes, revelando o atrito entre a Microsoft, a Google e a Epic Games. Afinal, serviços como a Steam e a PlayStation já oferecem a possibilidade de compra direta de jogos através das suas aplicações nativas.