A loja da Steam vai indicar que jogos é que usam conteúdo criado com inteligência artificial

- Publicidade -

A plataforma da Valve tem um novo requerimento para a publicação de jogos.

Se criaram um jogo e querem colocá-lo na Steam Store, a partir de agora vão ter que especificar se usaram ferramentas de inteligência artificial para a criação conteúdos e elementos do jogo. Já se forem clientes, poderão verificar se o jogo que vão comprar é 100% autêntico, ou se usa conteúdo criado por inteligência artificial.

O novo guia de regras da Steam Store inclui uma nova secção de transparência, dedicada ao conteúdo gerado por inteligência artificial, numa tentativa da Valve controlar a curadoria dos seus conteúdos, com alvo à proteção de direitos de autor dos materiais originais.

Numa publicação oficial podemos ler:

“O inquérito agora inclui uma nova secção de informações sobre inteligência artificial, onde os developers podem descrever como a IA é usada no desenvolvimento e na execução dos seus jogos. Esta secção separa a utilização de IA nos jogos em duas categorias principais:

  • Pré-gerado: qualquer tipo de conteúdo (imagens/código/som/etc.) criado com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial durante o desenvolvimento. Nos termos do Acordo de Distribuição Steam, promete à Valve que o seu jogo não irá incluir conteúdo ilegal ou ilícito e que será consistente com os seus materiais de marketing. Na nossa análise de pré‑lançamento, iremos avaliar o resultado da geração de conteúdo por IA no seu jogo da mesma forma que avaliamos todos os tipos de conteúdo que não são criados por IA, incluindo uma verificação de que o seu jogo cumpre essas promessas.
  • Gerado em tempo real: qualquer tipo de conteúdo criado com o auxílio de ferramentas de IA enquanto o jogo estiver em execução. Além de seguir as mesmas regras que o conteúdo de IA pré‑gerado, conteúdo gerado em tempo real está sujeito a um requisito adicional: no inquérito de conteúdo, terá de nos informar das salvaguardas implementadas para garantir que a sua IA não está a gerar conteúdo ilegal.

A Valve irá usar estas informações na análise do seu jogo antes do lançamento. Também iremos incluir a maioria destas informações na página do seu jogo na Loja Steam, para que os utilizadores também saibam como é que o jogo usa IA.”

Esta medida vem também abrir as portas aos jogadores que não apoiam esta tendência de uso de material via inteligência artificial, ficando a saber logo que tipo de jogos estão a adquirir.

Para além disso, a Valve irá implementar também um novo sistema de denúncias, que os jogadores poderão usar.

“Em segundo lugar, vamos lançar um novo sistema no Steam que permite aos utilizadores denunciar conteúdo ilegal dentro de jogos com conteúdo gerado por IA em tempo real. Enquanto jogam, os utilizadores podem usar o Painel Steam para enviar uma denúncia quando se depararem com conteúdo que supostamente deveria ter sido detetado pelas salvaguardas apropriadas que lidam com conteúdo de IA.“

Resta agora saber que impacto é que estas novas medidas terão no lançamento de novos jogos e na curadoria do catálogo ao longo do ano. De relembrar que, em 2023, a Steam Store registou um impressionante número de mais de 13 mil jogos lançados.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados