Também podíamos dizer que seria o primeiro PC dobrável do mundo, mas, na verdade, praticamente todos os portáteis o são. Porém, a novidade da Lenovo é um computador/tablet com um ecrã que dobra, como já vimos a Samsung e outras tecnológicas a fazerem no mercado dos smartphones.
Chama-se ThinkPad X1 Fold e foi revelado durante a Consumer Electronics Show 2020. Este PC apresenta-se muito semelhante a um dispositivo como o Microsoft Surface, mas o seu ecrã OLED é totalmente dobrável.
O produto chega às lojas ainda este ano, mas para a Lenovo é ainda uma espécie de teste, com um preço relativamente elevado. Com um ecrã dobrável da LG 4:3 de 13.3 polegadas e uma resolução de 2045×1536, o dispositivo dobra e pode ser usado de várias formas, dependendo do momento e da oportunidade, ora como tablet, ora como portátil com metade do ecrã a fazer de teclado, ou com recurso a um teclado externo desenhado para acompanhar o X1 Fold.
A nível de características internas, não se conhecem ainda muito bem as especificações, mas sabe-se que o seu processador é um Intel, terá conectividade 4G e 5G e irá suportar o novo Windows 10X.
O Lenovo ThinkPad X1 Fold tem data de lançamento algures durante este ano e irá ser lançado a partir de 2,499 dólares, o equivalente a sensivelmente 2,243 euros.