A Apple abriu as portas à emulação no iOS

- Publicidade -

A App Store pode agora receber emuladores de consolas retro.

Num lado do ringue, temos a Nintendo, a tentar ao máximo limitar o desenvolvimento e partilha de emuladores das suas consolas. Agora, do outro lado, entra a Apple, que numa inesperada decisão, voltou a permitir que a App Store receba emuladores de consolas retro.

Esta possibilidade, faz agora parte das App Review Guidelines, onde “game emulators” surgem mencionados. No ponto 4.7, dedicado a “Mini apps, mini games, streaming games, chatbots, plug-ins, and game emulators”, podemos ler a extensão das limitações destes emuladores, com a companhia a indicar que estes podem até oferecer a capacidade de descarregar alguns jogos.

No entanto, esta funcionalidade deve cumprir todas as leis e regulações aplicáveis, numa medida que pretende evitar e até banir potenciais emuladores que entrem no campo da pirataria.

Esta é mais uma medida da Apple em abrir o seu ecossistema, permitindo mais aplicações anteriormente bloqueadas aos utilizadores. E surge em resposta às acusações anti-competitivas, feitas recentemente pelos Estados Unidos da América à sua companhia tecnológica, e após libertar a possibilidade de serviços de Cloud Streaming (Xbox Cloud Gaming e GeForce Now) também ficarem disponíveis na App Store.

Na Europa, a Apple também está sob pressão da Comissão Europeia, tendo este aspeto já se refletido com a geração mais recente de dispositivos a receber portas USB-C e com a companhia a permitir compras fora de aplicações de streaming de música.

Com a emulação agora legalmente possível, talvez os iPhones se tornem naquilo que a Apple tanto ambiciona, um novo lugar para os jogadores explorarem mais dos seus jogos favoritos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados