Não façam parte da abstenção.
Faltam duas semanas para as eleições. E numa altura em que um novo confinamento obrigatório está para chegar, muitos questionam-se como irão fazer para exercer o seu poder de voto. Pois bem, sabiam que podem votar antecipadamente nas Eleições Presidenciais? E não é nada complicado.
Para já, e se estão fora da área de residência (em mobilidade), podem, a partir de hoje, 10 de janeiro, até ao próximo dia 14, pedir o vosso voto antecipado para 17 de janeiro. Para manifestar essa intenção de voto, terão de ir a este site até à data limite estabelecida, indicando o vosso nome completo, data de nascimento, nº de identificação civil, morada, município onde pretendem votar em mobilidade e o contacto telefónico.
Já no dia 17 de janeiro, basta que se desloquem à mesa de voto que escolheram, identificarem-se e indicarem a freguesia onde estão recenseados. E toca a votar.
Já para aqueles que estão em confinamento obrigatório, o funcionamento é ligeiramente diferente. Entre os dias 14 e 17 de janeiro, devem ir aqui e indicar o nome completo, data de nascimento, nº de identificação civil, morada do local onde estão confinados e o contacto telefónico. Podem ainda pedir a alguém na vossa freguesia, acompanhado de um documento de representação e uma cópia de identificação civil, que peça por vós o voto antecipado.
Depois, entre os dias 19 e 20 de janeiro, irão recolher o vosso voto.
E quem está fora do território nacional?
Se se encontrarem numa das seguintes situações – Estudante, investigador ou docente, em exercício de funções públicas ou privadas; Doentes em tratamento no estrangeiro; Em representação oficial da seleção nacional; Ou que vivam ou acompanhem os eleitores supramencionados – basta que se dirijam às representações diplomáticas, consulares ou delegações externas das instituições públicas portuguesas. Devem identificar-se, indicar a freguesia e exercer o direito de voto.