Aeroporto do Porto tem agora um robô que desinfeta espaços fechados com radiação ultravioleta

- Publicidade -

Chama-se UV-C Robot e foi desenvolvido pela DCSI PRO (Grupo Fernando Ferro & Irmão), em parceria com o INESCTEC.

UV-C Robot

O INESC TEC, e concretamente o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) iniciou o desenvolvimento de um projeto de I&D de um sistema robotizado para desinfeção de superfícies contaminadas com COVID-19, denominado UV-C Robot.

Este sistema garante uma desinfeção do ar e de superfícies com eficiência de até 99.9%, prevenindo e reduzindo a transmissão de doenças infeciosas causadas por microrganismos, apresentando várias vantagens face a uma desinfeção convencional, tais como reduzir a exposição dos prestadores de serviços a produtos tóxicos e corrosivos e não deixar resíduos químicos.

O projeto começou a ser desenvolvido em maio, com um financiamento de 29.000€ da Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do concurso Research 4 Covid-19, participando ainda no projeto a FEUP, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), e o Hospital de São Martinho, em Valongo, onde foi testado a 29 de julho passado.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Este tipo de equipamento não é adequado para grandes espaços, mas sim opara zonas confinadas visto que a radiação UV-C não tem alcance suficiente de forma a obter um resultado eficiente. Para piorar as coisas não deve ser usado na presença de pessoas visto que a radiação causa danos na pele e na retina.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados