Basicamente, estamos a ser pagos para que possamos dar a nossa opinião sobre algo.
Nasceu em 2014 em Itália e foi lançada em Inglaterra e Portugal quatro anos depois. Porém, foi só em janeiro de 2019 que começou a sua atividade no mercado português. Falamos da Crowdville, uma plataforma que cria comunidades de pessoas para testar apps e serviços online.
No fundo, com o crowdtesting, as empresas podem testar a qualidade dos seus serviços online ou aplicações através da comunidade online do Crowdville, reunindo o feedback necessário. Por sua vez, os utilizadores são recompensados monetariamente ao participarem em missões, sendo esse o principal chamariz do Crowdville.
Existem diferentes tipos de missões, com ou sem requisitos, com diferentes tarefas e ganhos. Por exemplo, podem encontrar campanhas que vão desde encontrar bugs, a responder questionários sobre um serviço ou testar produtos face-to-face num lugar específico.
Além do que é pedido, podem também ser pagos por reportarem bugs que vão encontrando ao longo da vossa experiência.
No entanto, a Crowdville é mais do que um site para ganhar dinheiro. É, também, uma comunidade online onde os crowders podem conhecer-se, falar sobre as missões ou, se preferirem, debater sobre temas relacionados com a tecnologia e o crowdsourcing.
Além disso, a plataforma tenta compreender quais são os interesses da comunidade e, desta maneira, preparar missões que sejam atrativas.
Em Portugal, a Crowdville já realizou várias missões, sendo que os testemunhos por parte dos crowders da comunidade portuguesa têm sido bastante positivos.
No que toca aos pagamentos, sabe-se que os utilizadores são pagos por transferência bancária. Além disso, são também sorteados, várias vezes, vouchers Amazon entre os participantes de cada missão, o que só faz aguçar ainda mais o interesse da comunidade de crowders.
Há uma nova missão na Crowdville que podem já experimentar (e que vale a pena)
Portanto, nada como experimentar a plataforma, certo? Pois bem, está já a decorrer uma missão (Encomenda o teu Cheat Meal) bem apelativa. Essencialmente, o objetivo é testar um novo recurso da app de uma conhecidíssima cadeia de fast-food (não podemos dizer qual é, mas facilmente adivinham).
Esta missão já teve uma primeira fase, em que contou com a participação de somente 10 pessoas. Na segunda fase, 65 pessoas participaram na campanha, mas somente em quatro restaurantes dessa cadeia de fast-food: Restelo (Lisboa), Abóboda (São Domingos de Rana), Gaia (Porto) e Norteshopping (Porto).
Entretanto está já a decorrer a terceira e última fase, com mais vagas disponíveis e com um total de 19 restaurantes no distrito de Lisboa (Restelo, Abóboda, Avenida Padre Cruz BP, Saldanha, Amadora UBBO, Cascais Shopping, Cascais Village e Birre), distrito de Setúbal (Almada Centro, Almada Drive, Almada Forum, Corroios, B Planet – Coina e Setúbal Alegro) e distrito do Porto (Norteshopping, Gaia Mafamude, Vila do Conde, Nassica (Vila do Conde) e Circunvalação).
Inscrevam-se o mais rapidamente possível e, caso consigam participar, isto é o que terão de fazer:
- Descarregar a app da cadeia de fast-food;
- Tirar três screenshots para verificar que está a ser testada a correta versão;
- Fazer uma compra na app;
- Ir buscar o pedido até o restaurante;
- Tirar uma fotografia ao ticket (para depois reembolsar o pedido);
- Completar dois questionários;
- Reportar bugs (os que encontrarem).
Recompensas da missão:
- 10£ ao completar os questionários
- 3 a 14£ ao reportar bugs
- Reembolso de 7€ no pedido