As palavras são de Marta Temido, Ministra da Saúde.
Seja da Pfizer, Moderna ou outra empresa, a verdade é que são muitos os cientistas que trabalham numa vacina contra a COVID-19, que, e ainda bem, parece estar iminente, até porque só assim será possível regressar à normalidade.
Agora, numa altura em que se fala que as primeiras doses deverão começar a ser distribuídas em alguns países em dezembro, eis que Marta Temido, Ministra da Saúde, refere que o Governo está a “preparar tudo para poder ter a distribuição da primeira vacina em janeiro”.
As declarações da ministra foram proferidas no podcast do PS, Política com Palavra. Contudo, será necessário fazer a identificação das populações alvo, que serão “maioritariamente pessoas acima de uma certa idade, com morbilidades associadas, profissionais de saúde e de serviços essenciais e eventualmente profissionais de serviços sociais”.
Essa definição de populações alvo e grupos prioritários caberá à Direção Geral de Saúde. Marta Temido anunciou ainda que foi criada uma task force, isto é, um grupo de trabalho que irá preparar a distribuição das vacinas em território português.
Resta agora esperarmos mais algumas semanas para sabermos se, de facto, tudo isto será cumprido.