A proposta faz parte do Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030. O investimento é de 4.500 milhões de euros.
Há vários anos que se pretende criar algo que ligue as duas maiores cidades do país em tão pouco tempo. Aliás, o jornal Público avançou com essa manchete a 6 de julho de 1999. Já se passaram mais de 20 anos e nada foi feito.
Dito isto, será que isso vai eventualmente acontecer? O Governo acredita que sim, daí ter anunciado hoje que, no Programa Nacional de Investimentos (PNI), um dos destaques irá para a criação de uma linha ferroviária que irá ligar Lisboa e Porto em somente 1h15.
Esta linha ferroviária de Alta Velocidade vai custar cerca de 4.500 milhões de euros, mas será um projeto financiado por fundos comunitários. E será faseado, dando prioridade ao troço entre Gaia e Soure e, só depois, os restantes, até chegar a Lisboa.
Numa primeira fase, prevê-se que a nova linha comece a servir Aveiro, Coimbra e Leiria, cruzando com a linha do Norte em vários pontos, com comboios que irão circular entre os 220 e os 250 km/h. Já numa segunda fase está então previsto que a viagem entre Lisboa e Porto possa ser feita a 300 km/h.