Análise – Xiaomi Mi Portable Mouse

- Publicidade -

Um equipamento com uma ótima relação qualidade-preço.

Xiaomi Mi Portable Mouse

Todos nós já nos acostumámos a ouvir falar da Xiaomi. Se, por um lado, a sua porta de entrada e os dispositivos que mais associamos a esta marca são os smartphones, a verdade é que, hoje em dia, está presente em mais nichos de mercados, como televisões, trotinetes, portáteis e até domótica. E sempre com uma característica em comum: a qualidade é oferecida a um preço bastante aceitável.

Desta vez, é hora de abordarmos o Xiaomi Mi Portable Mouse, um rato portátil sem fios e com dois tipos de conetividade – rádio 2.4Ghz com o recetor incluído ou diretamente através de Bluetooth 4.0.

A caixa, tal como o próprio rato, é fina e elegante, com uma foto na parte superior da mesma, e as já habituais características técnicas na parte inferior. O recetor vem dentro do rato (não percam tempo à procura dele na caixa) e encontra-se no compartimento onde deverão, depois, colocar duas pilhas AAA (não incluídas). Com pilhas, o Xiaomi Mi Portable Mouse pesa 77,5 gramas. Muito leve para as suas dimensões de 110,2 X 57,2 X 23,6 mm.

A versão que testei é prateada, havendo uma outra disponível, em tons de dourado, que combinaria bastante bem, por exemplo, com o Xiaomi Mi Book. Este rato é feito em plástico, porém, conta com uma carcaça de alumínio na zona onde se apoia a mão, o que, além de ser confortável, dá-lhe também uma sensação de qualidade e não apenas algo feito de plásticos baratos.

Xiaomi Mi Portable Mouse

Contém os imprescindíveis dois botões e ainda a roda de scroll que, em alguns casos, pode até parecer demasiado sensível, mas que, por outro lado, pode ser configurada no sistema operativo. Esta roda serve também como terceiro botão, algo que nem sempre está disponível, mas que pode ser útil em algumas tarefas.

Por baixo do rato temos, além do já falado compartimento para as pilhas, um botão de ligar/desligar e o sensor laser. Junto a este sensor encontra-se um outro botão para escolher o modo de funcionamento, se por Bluetooth ou através do normal recetor.

Algo que torna o design deste mouse apelativo pode, também, ser uma desvantagem para um uso demasiado prolongado em tarefas minuciosas, que é o seu aspeto mais plano que o normal, tornando-se, assim, menos ergonómico. Por outro lado, este mesmo design torna-o um companheiro ideal para portáteis ultrafinos, ocupando pouco espaço de armazenamento nas mochilas dos mesmos.

Relativamente a especificações, o Xiaomi Mi Portable Mouse conta com um sensor fotoelétrico de alta precisão que permite que funcione até 1200 DPI e que faz com que funcione em vários tipos de superfícies com vários tipos de cores diferentes. Testei, no entanto, sobre vidro, e seja transparente, preto ou outra cor qualquer, os resultados não foram os melhores. Mas nada que uma simples folha de papel não resolva.

Xiaomi Mi Portable Mouse

Em termos de instalação, não podia ser mais simples. É plug & play, pelo que não há necessidade de drivers ou qualquer software adicional. O alcance do Bluetooth é também bastante bom, tornando este rato numa boa alternativa para quem o quiser usar ligado a uma Box TV ou Smart TV.

Em resumo, posso dizer que gostei bastante deste Xiaomi Mi Portable Mouse. Não é o rato mais indicado para jogos ou para um trabalho mais minucioso como design gráfico, mas convenhamos, não foi para isso que ele foi produzido. Porém, para o dia-a-dia, serve perfeitamente para o mais comum dos utilizadores. Mais uma vez, a Xiaomi volta a oferecer um gadget com uma ótima relação qualidade-preço.

O Xiaomi Mi Portable Mouse está disponível em lojas como a Teknistore, com o preço a ir oscilando ao longo do tempo. Se quiserem adquirir, não se esqueçam de pagar sempre com PayPal.

Nota: Muito Bom - Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Teknistore.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados