A Google e a Apple removeram o jogo das suas lojas.
Esta semana, as duas grandes lojas mobile Google Play Store e Apple Store removeram o popular jogo Fortnite.
Esta ação, que apanhou todos de surpresa, surgiu em resposta à nova forma que a Epic Games decidiu para os jogadores adquirirem V-Bucks, as moedas do jogo. Neste caso, passam a ser compradas diretamente à Epic Games, evitando, assim, uma taxa de 30% em transações que iriam para a Apple e a Google.
Apesar de removidos das lojas, o título continua ativo para quem já o tem instalado, mas os jogadores estão agora limitados a atualizações e compras de itens online. No caso dos dispositivos Android, o jogo pode continuar a ser instalado com o auxílio da Samsung Galaxy Store e de ficheiros .apk.
A Apple foi a primeira a puxar a ficha, o que levou a Epic Games a dar uma resposta rápida com a produção e partilha de uma paródia da publicidade da Apple inspirada na obra 1984, intitulada Nineteen Eighty-Fortnite, onde a produtora pede o apoio dos jogadores.
O vídeo foi partilhado nas redes sociais e passado dentro do próprio jogo, num dos ecrãs gigantes da ilha.
Já a Google removeu o jogo pouco depois, com justificações semelhantes às da Apple. Agora, a Epic Games encontra-se numa luta legal com as duas gigantes tecnológicas, na esperança que estas alterem as suas políticas de monetização com as suas taxas elevadas, uma mudança que pode ser benéfica para produtores independentes e até mesmo consumidores, podendo mudar também a forma como outras empresas, como a Sony, Microsoft e Nintendo, atuam no mercado digital.