NOVA IMS é a primeira instituição de ensino superior a dotar todos os espaços com ferramentas inteligentes

- Publicidade -

Tal permite combinar ensino presencial com o online.

NOVA IMS

A Nova Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, é a primeira instituição de ensino superior em Portugal a dotar a totalidade das suas salas de aula de ferramentas inteligentes de ensino, viabilizando assim um sistema misto de aulas presenciais e de ensino à distância, sem comprometer a qualidade do ensino e o envolvimento dos alunos.

Com um investimento superior a 300 mil euros, a NOVA IMS terá a totalidade dos seus espaços de aula convertidos em “smart classrooms”.

Uma câmara robotizada permite focar e seguir o professor no decorrer da aula, em sistema de auto-tracking, melhorando assim a experiência de ensino à distância, com captação de som e ecrãs que permitem igualmente partilhar intervenções dos docentes, alunos presenciais e à distância.

Acrescem a estes equipamentos os quadros Interativos “Smart MX”, com processamento autónomo de informação e comunicação, seleção de vários dispositivos conectados, acesso a ficheiros, browser, partilha de imagem, utilização como quadro virtual, geração de interactividade e abordagens de “gamification”, além de espaços partilhados entre alunos presenciais e online.

A NOVA IMS aumentou ainda a sua capacidade de banda larga para um total de 10GB, por forma a garantir o pleno funcionamento de todos os equipamentos em simultâneo e a transmissão integral de aulas presenciais por “streaming”, neste caso para alunos remotamente localizados.

A NOVA IMS arranca o novo ano letivo com um sistema de aulas misto, alternando semanalmente o grupo de alunos que assistem às aulas em formato presencial e à distância, de forma a garantir o espaçamento necessário nas salas de aula.

É ainda uma das primeiras instituições de ensino em Portugal a obter o selo “COVID OUT”, por parte do Instituto de Soldadura e Qualidade, que atesta o cumprimento de toda a regulamentação e legislação vigente, a aplicação das melhores práticas do ponto de vista de prevenção e mitigação de riscos COVID-19, bem como no que diz respeito aos planos de contingência a seguir na eventualidade de ocorrência de casos de infeção.

- Publicidade -

Relacionados