Os jogos da Xbox vão ficar apenas ao alcance do PC, consolas Xbox e dispositivos móveis.
A equipa da Xbox tinha um sonho: levar os seus jogos ao máximo de equipamentos possível. Durante algum tempo, ficou no ar a ideia de que, um dia, graças ao serviço de streaming xCloud, os jogos da Xbox poderiam surgir numa PlayStation ou Nintendo.
Agora, Phil Spencer esclarece os planos e faz um ponto de situação dos mesmos, ao dizer que o ecossistema Xbox vai ficar limitado às plataformas onde o serviço já existe.
Em entrevista ao canal alemão GameStar, Spencer responde à questão se poderíamos ver o Xbox Game Pass noutros sistemas, dizendo que “a situação sobre outras consolas é que não vamos conseguir levar a experiência total da Xbox até às mesmas”.
Spencer continua a justificar esta decisão ao referir as expetativas dos jogadores e daquilo que os jogadores que optam pela Xbox esperam, os exclusivos da marca, a comunidade do Xbox Live e o próprio catálogo do Xbox Game Pass, tudo detalhes que não se enquadram na experiência oferecida pela Nintendo e PlayStation. Além do mais, Spencer também reflete sobre os interesses da concorrência em terem jogos Xbox na sua plataforma que, para já, parece não existir.
O lançamento do Xbox Game Pass em mais plataformas iria significar uma porta aberta a um público de jogadores mais vasto, com a possibilidade de poderem experimentar jogos como Forza, Gears ou Halo numa PlayStation 4/5 ou Nintendo Switch via streaming, à distância de uma subscrição. Aliás, tal irá ser possível muito em breve em dispositivos iOS e Android.
No fundo, a Microsoft, apesar da sua expansão no leque de ofertas, parece querer manter-se no seu lugar, onde a sua comunidade quer estar e já existe. Contudo, fora o Xbox Game Pass, não quer dizer que, no futuro, não possam ser lançados mais jogos da Microsoft para outras plataformas, como já aconteceu com Cuphead, Ori and the Blind Forest e, talvez o mais popular de todos, a série Minecraft.
Estas confirmações chegam dias depois de novas informações sobre o futuro da Xbox, em que ficámos a saber que o serviço xCloud, irá ser lançado oficialmente em breve e que irá fazer parte integral do Xbox Game Pass, sem qualquer tipo de custos adicionais, em alguns territórios.