As séries portuguesas vão de vento em poupa no plano nacional, mas falta alcançarem outro patamar a nível internacional.
Ainda assim, prepara-se para estrear mais uma. Gomes Freire de Andrade vai ser uma série documental sobre a vida do general português.
Com a produção da MauMauMia, a série vai ainda contar com a coprodução de produtoras de cinco países europeus onde o General Gomes Freire de Andrade viveu: Federação Russa, Áustria, França e Espanha.
A produção de Gomes Freire de Andrade vai passar por todos os países acima mencionados: desde a Áustria, onde nasceu Gomes Freire de Andrade e foi iniciado na Maçonaria, passando por Espanha e França, e ainda pela Rússia, sempre como militar destacado, até Portugal, onde é eleito Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, acabando por ser condenado e enforcado, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, juntamente com outros 11 oficiais portugueses revoltosos contra o domínio de Beresford e clamando pelo regresso do Rei D. João VI e a Família Real a Portugal, após exílio no Rio de Janeiro.
De acordo com Paulo Ferreira do Amaral, coordenador geral do projeto, “o General Gomes Freire de Andrade é uma personagem ímpar, com um percurso militar e político relevante na segunda metade do século XVIII e primeiros anos do século XIX, tendo testemunhado acontecimentos que mudaram para sempre a história contemporânea da Europa e do Mundo”.
A pesquisa e o argumento estiveram a cargo de Teresa de Sousa e Graça Castanheira, sendo esta última, igualmente, a realizadora responsável pela obra. A MauMa Mia assegurou já acordos de distribuição com várias entidades internacionais, encontrando-se em fase de conversações e acordos de parceria com canais internacionais e plataformas de streaming.
Portanto, muito em breve saberemos quem vai transmitir a série em Portugal, mas também no estrangeiro.
A data prevista para a estreia desta série documental será no segundo semestre de 2021. Entretanto, decorrem já as atividades de pré-produção, estando a rodagem prevista para o segundo semestre de 2020.