Mesmo com a ausência da MWC 2020, a Huawei não quis fugir à tradição e, num evento transmitido via streaming, anunciou, além do novo dobrável Mate Xs, um renovado Huawei MateBook X Pro. Está mais rápido e com uma bateria que promete durar imenso tempo.
Com um corpo metálico com um acabamento areado premium, o portátil tem apenas 14.6mm de espessura e pesa somente 1,33kg, pelo que, à semelhança de outros computadores do género, é mais do que indicado para transportar de um lado para o outro.
Ao abrir-se o notebook, salta à vista o seu ecrã Ultra FullView. Se bem se recordam, foi em 2018 que a marca chinesa apresentou o primeiro notebook FullView de todos os tempos. Neste novo modelo, com molduras ultrafinas em ambos os lados, este ecrã alcança uma proporção de ecrã-corpo de 91%, apresentando ainda um aspect ratio pouco convencional de 3:2.
Ainda sobre o ecrã, trata-se um painel LTPS de 13,9″ com uma resolução de 3K e 100% da gama de cores sRGB.
No que toca a outras especificações internas, podem contar com um processador Intel Core de 10ª geração (i5-10210U ou i7-10510U), 8 ou 16GB de RAM, 512GB ou 1TB de disco SSD e gráfica Intel UHD Graphics ou uma dedicada NVIDIA GeForce MX250 com 2GB.
Para que tudo funcione, o novo notebook possui ainda um sistema de refrigeração inteligente que alterna dinamicamente entre os modos ativo e passivo para um desempenho eficiente e silencioso, enquanto os dois Huawei Shark Fin Fans 2.0 apresentam barbatanas maiores para produzir uma saída de ar mais alta. Também vem equipado com uma tecnologia inteligente de filtragem que fornece uma monitorização da temperatura do sistema em tempo real.
O Huawei MateBook X Pro 2020 traz ainda quatro altifalantes para uma experiência áudio cada vez mais imersiva e uma bateria massiva de 56W que suporta carregamento rápido, fazendo com que possa ficar totalmente carregado em menos de uma hora. Além disso, o portátil traz ainda um adaptaor portátil type-C de 65W que pode ser utilizado para carregar vários dispositivos, como o smartphone, por exemplo.
Algo ainda a destacar neste equipamento é a facilidade com que se emparelha ao smartphone. Graças ao Huawei Share, facilmente conseguimos transpor o ecrã do nosso telemóvel para o ecrã do MateBoox X Pro, fazendo com a transferência de ficheiros entre ambos os equipamentos fique facilitada ao máximo.
De realçar ainda o facto do Huawei MateBook X Pro 2020 trazer não só o Windows 10, claro, mas o pacote completo do Office 365, fazendo com que não seja preciso pagar pela suite da Microsoft.
No que toca aos preços, e tal como referido no início do artigo, começam nos 1.499€, podendo ir até um máximo de 1.999€. Tudo depende da configuração escolhida.