E se pudessem aproveitar uma bela manhã ou tarde de sol para ler fora de casa? Costumam fazê-lo ou nem por isso? Pode ser num jardim perto do local onde vivem, na varanda de vossa casa, na praia, numa esplanada ou em qualquer outro local, desde que fora das quatro paredes.
Fiquem a saber que, para além de estarem a aproveitar e desfrutar de um momento a sós, o facto de lerem ao ar livre traz benefícios que provavelmente desconhecem.
Importante referir que a envolvência, bem como o equipamento para o ar livre onde se instalam, por exemplo, são fatores que fazem do momento ainda mais especial e único. O conforto de estar sentado numa poltrona no espaço exterior da vossa casa ou deitado numa rede de descanso no vosso jardim fará com que aquele momento se torne ainda mais especial.
Neste âmbito, a Alice’s Garden, especialista em equipamentos ao ar livre, consegue perceber bem a relação de cada momento com o espaço, tornando cada experiência única, seja a sós, com familiares ou amigos.
Posto isto, fiquem a conhecer alguns dos benefícios de uma boa leitura ao ar livre.
5 benefícios da leitura ao ar livre
Diminui o stress
Estar ao ar livre já é, só por si, uma atividade que reduz os níveis de stress. Ler apenas seis minutos todos os dias, segundo um estudo da Universidade Sussex, reduz o stress em até 68%. Portanto imaginem os dois juntos!
Seja um dia por semana, seja todos os dias da semana, ter este momento só vosso em que podem sair, sentarem-se confortavelmente, agarrar no livro e ler enquanto sentem a brisa é o suficiente para que, no dia seguinte, o vosso nível de energia esteja muito mais elevado – e a mente muito mais calma.
Melhora a capacidade de concentração
Se têm problemas de concentração, esta atividade pode ajudar a melhorar nesse aspeto. As atividades ao ar livre costumam ser excelentes para melhorar o foco e a concentração, portanto, podem aproveitar este tempo para qualquer atividade e obterão resultados.
No entanto, a leitura também é uma excelente forma de ajudar neste problema. A realidade é que, se não estão habituados, nos primeiros tempos podem necessitar de ler as mesmas frases vezes sem conta. É algo que, com o tempo, irá melhorar.
Recupera a energia mental
O número de portugueses com burnout (síndrome de esgotamento profissional) ou outras questões mentais que resultam da falta de energia aumentou. Em alguns casos simples, atividades como a leitura pode não ter os benefícios esperados, mas, em outros, pode ser um apoio significativo.
Se preferirem, aproveitem o momento ao ar livre apenas para ouvir o vento, os pássaros ou o som das ondas a bater nas rochas. Também podem aliar esse momento a uma caminhada ou um momento de atividade física.
Claro que nem todos têm a possibilidade de ter este momento por viverem em grandes cidades, mas não existe um jardim perto de vocês? Se sim, já é o suficiente.
Protege a visão
Atualmente, é mais comum encontrarmos pessoas – especialmente crianças – no computador ou televisão durante horas, do que longe destes aparelhos e ao ar livre. Estes produtos tecnológicos têm um efeito negativo na nossa visão.
Estar num ambiente aberto com frequência, pelo contrário, provoca efeitos positivos em qualquer pessoa.
Aumenta os níveis criativos
Digam-nos uma coisa: a criatividade faz parte do vosso dia-a-dia? Se sim, certamente sentem que, por vezes, faltam ideias, pelo que começam a busca por novas ideias e na procura por mais informação que vos dê um novo momento criativo. Mas nessa busca, muitas vezes, apenas alcançam momentos ansiosos.
Enquanto umas vezes essa busca de informação é suficiente, outras vezes estar em contacto com a natureza pode dar os benefícios desejados. Se juntarem ambas as atividades, terão a vossa próxima ideia!
Assim, recomendamos que peguem no vosso livro do momento e descubram um local ao ar livre onde sintam uma brisa na cara, e, depois, voltem e partilhem a vossa experiência connosco. Se já faz parte dos vossos hábitos de leitura, deixem o vosso comentário e influenciem quem ainda não experimentou.