Mas não a toda a gente. Ao que parece, várias pessoas já não estão a conseguir ver a quantidade de likes em publicações ao navegarem pelo seu feed de Instagram. Este é um teste que, agora, chega também a Portugal.
Tudo começou no Brasil, país pioneiro no que toca a este teste de likes no Instagram. Seguiram-se os Estados Unidos, outros países europeus e, agora, uma das redes sociais mais utilizadas no planeta optou por tornar este teste global.
“A partir de hoje, vamos expandir a contabilização privada de likes a todo o mundo”, refere o Instagram em comunicado oficial.
Assim, as contas selecionadas para este teste não deixar de ver o número de likes feitos nas publicações de outros utilizadores. Veem somente que, por exemplo, um amigo e mais pessoas deixaram o seu gosto na foto, embora sem referir um número.
Em todo o caso, os autores das publicações terão sempre acesso ao número de gostos, apenas é algo que deixa de estar visível publicamente.
Além dos gostos, este “jogo das escondidas” também se aplica às visualizações de vídeos publicados por outros utilizadores.
Este teste surge porque o Instagram quer que os utilizadores se foquem na qualidade dos posts, e não na qualidade que likes que conseguem obter por publicação.
Apesar do feedback positivo durante as primeiras semanas de testes nos outros países, há quem não veja com bons olhos este desaparecer de likes no Instagram, principalmente influencers e artistas que cobram rios de dinheiro por publicação, muitas delas patrocinadas. Para estes casos, o Instagram promete arranjar uma solução alternativa