Nova campanha recorda-nos da importância de reciclar cortiça

- Publicidade -

É uma ação conjunta da Quercus e a Corticeira Amorim, em parceria com a Missão Continente, e acontece no âmbito do Green Cork, um projeto criado em 2008 que já permitiu a recolha de cerca de 84 milhões de rolhas. Assim, a campanha de sensibilização ROLHAS QUE DÃO FOLHAS vem recordar-nos da importância da reciclagem da cortiça e da conservação da floresta portuguesa através da plantação de espécies autóctones.

Para que os portugueses possam ajudar, têm estado a ser distribuídos um total de 500.000 “rolhinhas” pelos clientes Continente. Na verdade, estas “rolhinhas” são pequenos depósitos de rolhas que poderão ser levados para casa e onde as famílias podem ir juntando as suas rolhas de cortiça. No final de tudo, basta dirigirem-se a uma loja Continente e despejar as rolhas no recipiente próprio, normalmente localizado junto ao balcão de serviço de apoio ao cliente.

Possivelmente muitas pessoas não estão familiarizadas para as vantagens ambientais dos produtos de cortiça, enquanto suporte de um ecossistema com caraterísticas únicas, mas são mesmo muitas.

Por exemplo, o montado de sobro contribui para a conservação da biodiversidade e para a sobrevivência de muitas espécies de fauna autóctone, algumas em perigo de extinção. Há também implicações no plano da fixação de CO2, na regulação do ciclo hidrológico e na retenção de água, na prevenção da desertificação e do despovoamento das áreas rurais.

A reciclagem, além de permitir a reutilização da cortiça em novos produtos, permite estender o seu ciclo de vida e os benefícios ambientais associados, em particular a sua capacidade de armazenar CO2.

No final de tudo, o objetivo é simples: reflorestar o território nacional. Aliás, através da receita das rolhas entregues para reciclagem, a Quercus financia a iniciativa “Floresta Comum”, ao abrigo da qual já foram plantadas mais de 828 mil árvores.

Vamos todos ajudar a plantar mais árvores? É tão fácil.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados