O filme de culto Matrix (sabiam que vem aí o quarto capítulo?) abriu-nos as portas a uma nova questão: e se a realidade fosse uma simulação virtual? Agora, o Facebook parece estar a dar os primeiros passos para criar um mundo virtual alternativo e convida-nos a visitá-lo na sua nova plataforma.
Longe do realismo da realidade e muito mais próximo de um videojogo animado, o Facebook Horizon é aquilo que a rede social poderá ser, um dia, quando toda a gente usar um headset VR.
Este hub social VR foi apresentado esta semana na conferência Oculus Connect 6 na Califórnia, Estados Unidos, e já tem uma data de lançamento prevista para 2020.
O anúncio foi feito com um trailer animado por computador que tenta mostrar-nos um pouco das atividades em que podemos participar neste novo mundo, como criar a nossa personagem virtual, pilotar aviões, criar obras de arte, visitar mundos estranhos e, como é óbvio, conhecer novas pessoas.
Se este será o futuro das redes sociais, só o tempo o dirá, mas de todas as tecnológicas ser o Facebook a convidar-nos, talvez seja melhor esperar um pouco.