Em abril deste ano, Luís Ferreira, responsável pelo festival Bons Sons, anunciava o projeto Caminhos, algo que tinha a intenção de criar uma espécie de turismo cultural para a região do Médio Tejo.
Esta rota de cultura, definida pela realização de três roteiros anuais ao longo de 13 concelhos, teve a sua primeira experiência, Caminhos do Ferro, entre 11 a 16 de abril, em Abrantes, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Tomar e Vila Nova de Barquinha.
Depois, entre 12 e 16 de julho, aconteceu a versão Caminhos da Água, dedicada à música, e que decorreu em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sertã e Vila de Rei.
Agora, e por último, é altura de acontecer o Caminhos da Pedra, com foco no teatro, e que, desta vez, vai unir sete concelhos do Médio Tejo (Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Torres Novas, Ourém, Vila Nova da Barquinha, Sardoal e Tomar) entre os dias 12 e 15 de outubro. São vários os espetáculos, concertos e percursos artísticos que aguardam o público em cada concelho.
Estão prometidos concertos de Filho da Mãe, Contatinas, Desbundixie, Danças Ocultas, Criatura, Orquestra Caminhos e Selma Uamusse, espetáculos de dança com Bianca Branca, e, ainda, peças de teatro de rua com Fita Cola, entre muitos outros exemplos.
Realizado em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Caminhos é programação cultural em rede que pretende qualificar os mediadores locais através de uma oferta cultural diversificada e de qualidade.
A entrada para os espetáculos, à semelhança do que aconteceu com o Caminhos da Água e Caminhos do Ferro, é gratuita. Podes ver toda a programação no site do projeto aqui.