A Royal Ventures prepara um novo empreendimento em Custóias, com apartamentos de T0 a T2, espaços exteriores privativos e construção prevista para 2027.
A Royal Ventures vai avançar com um projeto residencial em Custóias, no concelho de Matosinhos, avaliado em cerca de 15 milhões de euros. O empreendimento, designado Royal Custóias, será o primeiro edifício construído de raiz pela promotora e prevê a criação de 51 apartamentos destinados, sobretudo, ao mercado da habitação própria.
O projeto será implantado na Rua Capitão Salgueiro Maia e contempla frações de tipologias T0, T1 e T2, com áreas compreendidas entre os 44,8 e os 90,2 m2, sendo que todas as habitações terão lugar de estacionamento e espaço exterior privativo. Nos pisos superiores, esse espaço assumirá a forma de varandas, com áreas entre 10 e 36 metros quadrados, enquanto as frações do rés-do-chão disporão de jardins privados. Nestes últimos, a promotora admite a instalação de uma piscina, mediante um valor adicional.
A localização é apresentada como um dos elementos centrais da proposta. O empreendimento fica a cerca de dois minutos a pé da estação Pias do Metro do Porto e a menos de dois minutos de um acesso à A4. Em deslocações de automóvel, a Royal Ventures estima deslocações de cerca de 10 minutos até ao centro do Porto e ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, e de cinco a seis minutos até Matosinhos Sul e ao NorteShopping.
O edifício terá aproximadamente 4.000 m2 de área de construção acima do solo. A autoria é do arquiteto Pedro Pereira, do gabinete Linhas & Traços. O início da construção está previsto para o primeiro trimestre de 2027, com uma conclusão estimada para o final de 2029.
A promotora adianta que as pré-reservas estarão disponíveis nas próximas semanas e que o modelo de pagamento prevê 20% do valor na assinatura do contrato-promessa, ficando os restantes 80% para a escritura. Para já, os preços das frações não foram divulgados.
Para além de Custóias, a Royal Ventures está também a analisar projetos na Maia, na Prelada e noutras zonas residenciais do Porto. Este ano, a promotora adquiriu também um projeto residencial no Campo Alegre, que terá garagem e boas acessibilidades. Apesar de um posicionamento de preço mais elevado, a empresa sustenta que segue a mesma orientação de desenvolvimento de habitação em áreas residenciais, orientada para famílias.
A carteira atual da promotora inclui ainda o Royal Pescaria, em Vila Nova de Gaia, e, no Porto, os projetos Royal Sá da Bandeira, Royal Santa Catarina, Royal Cedofeita e Royal Álvares Cabral. Em Matosinhos, a empresa está a desenvolver o Carofini – Matosinhos Sul.
