A nova rota da Gol liga Lisboa ao Rio de Janeiro com quatro frequências semanais. A operação passa a contar com cinco voos a partir de 24 de novembro.
A Gol Linhas Aéreas iniciou uma nova ligação direta entre o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, conhecido como RIOgaleão. A rota, que arranca com quatro voos semanais, passa a contar com uma quinta frequência a partir de 24 de novembro, às terças-feiras.
Os voos são realizados com aeronaves Airbus A330, com capacidade para aproximadamente 300 passageiros. E quem quiser tem disponível a classe Business INSIGNIA by Gol, que dá acesso a um conjunto de serviços específicos para voos de longo curso. Entre as condições incluídas estão o check-in e o embarque prioritários, o acesso aos Lounges Gol Smiles e a salas parceiras em destinos selecionados, bem como a possibilidade de utilizar um assento convertido em cama totalmente horizontal.
A cabine disponibiliza ainda um kit de amenidades com produtos da Granado, auscultadores com cancelamento de ruído e um sistema individual de entretenimento com ecrã tátil de 16 polegadas. O serviço inclui também desembarque e entrega prioritários da bagagem.
A companhia introduziu igualmente uma oferta gastronómica com pratos associados à cozinha brasileira. Os menus foram desenvolvidos pelo chef brasileiro Felipe Bronze, distinguido com duas estrelas Michelin, e incluem interpretações contemporâneas de sabores e ingredientes regionais do Brasil.
A operação Lisboa-Rio de Janeiro é apresentada pela Gol como uma ligação ao conjunto da sua rede no Brasil. A companhia indica que dispõe de 66 destinos domésticos e 21 destinos internacionais nas Américas e na Europa, permitindo ligações a várias cidades brasileiras e a outros mercados da região.
A nova rota pode ser utilizada por passageiros em viagens turísticas, deslocações profissionais ou visitas a familiares, incluindo a comunidade luso-brasileira. A rede da companhia é complementada por acordos de parceria com a Air France-KLM, a American Airlines e a Avianca.
A Gol relaciona a abertura da rota com o volume de passageiros entre Portugal e o Brasil. De acordo com os dados referidos pela companhia, Portugal recebeu cerca de 1,06 milhões de hóspedes brasileiros, enquanto o Brasil recebeu 273.483 turistas portugueses, o valor mais elevado dos últimos 18 anos.
Até 24 de outubro, os voos com origem no Rio de Janeiro partem às 08h05 às segundas-feiras, sextas-feiras e sábados, chegando a Lisboa às 21h45. Às quartas-feiras, a partida está prevista para as 08h00, com chegada às 21h40.
No sentido inverso, os voos saem de Lisboa às 23h35 às segundas-feiras, sextas-feiras e sábados, chegando ao Rio de Janeiro às 05h35 do dia seguinte. Às quartas-feiras, a partida ocorre às 23h30 e a chegada às 05h30.
Entre 26 de outubro e 21 de novembro, a ligação é operada às segundas-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras e sábados. Nesse período, os voos partem do Rio de Janeiro às 09h05 e chegam a Lisboa às 21h45. No sentido contrário, a saída de Lisboa está marcada para as 23h35, com chegada ao Rio de Janeiro às 06h35 do dia seguinte.
A partir de 24 de novembro, a terça-feira passa a fazer parte do calendário da rota, elevando para cinco o número de frequências semanais.
Durante a época alta no Brasil, entre 4 de janeiro e 7 de fevereiro de 2027, os horários sofrem alterações. Os voos com partida do Rio de Janeiro realizam-se às segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, sextas-feiras e sábados, com saída às 21h35 e chegada a Lisboa às 10h15 do dia seguinte.
No sentido Lisboa-Rio de Janeiro, os voos passam a ser realizados às terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sábados e domingos. A partida está prevista para as 12h15, com chegada ao Rio de Janeiro às 19h15.
Os bilhetes podem ser adquiridos no site da Gol, através da aplicação da companhia aérea e na plataforma Smiles.
