Iniciativa oferece viagens ilimitadas de comboio e seis noites em Pousadas de Juventude, permitindo explorar o país sem custos.
O programa ANDA Conhecer Portugal abriu um novo lote de 10.000 vouchers destinados a jovens até aos 30 anos, permitindo viajar pelo país durante uma semana sem pagar transportes ferroviários nem alojamento. A iniciativa, promovida pela MOVY em parceria com a CP – Comboios de Portugal, pretende incentivar os mais jovens a conhecer diferentes regiões do território, facilitando deslocações e estadias.
Cada voucher inclui sete dias de viagens ilimitadas de comboio e seis noites de alojamento gratuito, com pequeno‑almoço incluído, nas Pousadas de Juventude aderentes. O passe ferroviário pode ser utilizado nos serviços Intercidades (em segunda classe e mediante reserva), Regionais, InterRegionais e nos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra. No alojamento, estão disponíveis 36 Pousadas de Juventude distribuídas por vários distritos, permitindo construir itinerários diversificados sem suportar os principais custos da viagem.
O primeiro lote, disponibilizado em março, esgotou rapidamente, refletindo a forte procura. Esta nova fase integra os 30.000 vouchers individuais previstos para 2026, distribuídos por três lotes. Os vouchers agora lançados podem ser utilizados até 4 de julho de 2027, oferecendo uma janela alargada para planear viagens ao longo dos próximos meses.
As candidaturas podem ser efetuadas através do portal oficial do programa, utilizando a Chave Móvel Digital. Durante a candidatura, é também atribuído gratuitamente um Cartão Jovem. Cada participante pode beneficiar apenas uma vez, sendo o voucher pessoal e intransmissível.
Para além dos vouchers individuais, existe ainda um contingente destinado a grupos de jovens integrados em federações e associações juvenis ou de estudantes do ensino superior, permitindo que organizações promovam viagens coletivas com o mesmo enquadramento de apoio.
