HDMI 2.2 deverá chegar aos primeiros equipamentos em 2027 com o dobro da largura de banda

- Publicidade -

Os primeiros televisores e equipamentos compatíveis com HDMI 2.2 são esperados para 2027, trazendo uma largura de banda máxima de 96 Gbps e suporte para formatos de imagem mais exigentes.

O HDMI 2.2 deverá começar a chegar aos primeiros equipamentos em 2027, de acordo com o HDMI Licensing Administrator, a entidade responsável pelo programa de licenciamento da tecnologia. Esta nova versão de HDMI promete duplicar a largura de banda máxima face ao atual HDMI 2.1, permitindo acompanhar a evolução de televisões, monitores e equipamentos de entretenimento com maiores exigências de transmissão de dados.

A principal mudança está na passagem para uma largura de banda máxima de 96 Gbps, face aos 48 Gbps do HDMI 2.1. Esta capacidade permite transmitir formatos como 4K a 240 Hz sem compressão e, pela primeira vez em HDMI, 8K a 60 Hz com sinal RGB completo. Com compressão de imagem sem perdas, o HDMI 2.2 poderá ainda suportar resoluções e frequências de atualização bastante superiores, tornando-se uma base para futuros equipamentos avançados.

A nova versão do HDMI introduz ainda Latency Indication Protocol (LIP), uma tecnologia destinada a melhorar a sincronização entre imagem e som em sistemas com vários equipamentos ligados, como televisores associados a soundbars ou recetores AV. A funcionalidade pretende reduzir problemas de atraso entre áudio e vídeo que ainda persistem, especialmente em configurações mais complexas.

Apesar do anúncio do HDMI 2.2 ter acontecido em 2025, a adoção dos primeiros produtos com a nova tecnologia deverá seguir um calendário semelhante ao do HDMI 2.1, cuja transição anterior demorou cerca de dois anos entre o anúncio da especificação e a chegada dos primeiros televisores compatíveis, com a nova geração a começar habitualmente pelos modelos de gama alta.

No caso do HDMI 2.2, os primeiros produtos compatíveis deverão ser, televisões premium, monitores de alto desempenho, recetores AV, seguindo-se leitores multimédia e outros equipamentos como placas gráficas e consolas de futuras gerações, não sendo garantida, para já, uma aplicação numa nova XBOX ou PlayStation. Sabe-se para já que os fabricantes de chips já estão a preparar componentes compatíveis, com os primeiros produtos de maior largura de banda previstos para 2027.

Tal como aconteceu com o HDMI 2.1, a adoção do HDMI 2.2, nem tudo é positivo e há expectativas de que possa criar alguma confusão quando chegar ao mercado. A sua designação não obriga todos os equipamentos a suportarem os 96 Gbps máximos, existindo diferentes níveis de implementação com 64, 80 e 96 Gbps. O que significa que dois produtos identificados como HDMI 2.2 poderão oferecer capacidades diferentes, tornando importante a verificação das especificações concretas dos equipamentos antes de uma compra.

Para a maioria dos consumidores, a mudança não terá um impacto imediato, já que grande parte do conteúdo disponível continua concentrado em 4K, com o consumo casual a não necessitar de larguras de banda tão elevadas. Pode, no entanto, tornar-se útil para utilização avançada, produção multimédia e consumo de conteúdos mais exigentes, como media física e videojogos.

David Fialho
David Fialho
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados