É um novo número recorde face ao mesmo período do ano passado. Se em 2017 realizaram-se 272 festivais, este ano houve um aumento de 14,3%, totalizando 311 festivais de música concretizados no nosso país.
A generalidade destes eventos espalhou-se no tempo, com mais de 50% a terem decorrido de 15 de junho a 15 de setembro, em que as condições atmosféricas são as mais propícias para que aconteçam.
Para esta contabilização por parte da Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música, foram apenas considerados festivais em que o cerne da sua ação fosse exclusivamente a música ou a música fosse a expressão artística por pelo 2/3 da sua programação cultural.
Este ano, verificou-se também que houve um maior budget para a implementação de novas iniciativas ligadas à sustentabilidade (democratização copos reutilizáveis; utilização água potável; painéis solares) e a novas tecnologias (cashless; acessos bilhética).
Nos números divulgados, existiram apenas três cancelamentos após o anúncio de datas ou lançamento de artistas para o alinhamento e a ocorrência de incidentes graves foi praticamente nula. Foi também notado um aumento do número de festivais pagos.