Volvo EX60 estreia integração com o assistente Gemini da Google

- Publicidade -

O Volvo EX60 será o primeiro veículo da marca a integrar o assistente Gemini da Google, combinando tecnologia de IA com condução elétrica.

A Volvo vai apresentar no dia 21 de janeiro o EX60, o seu novo SUV elétrico de média dimensão. O modelo será o primeiro da marca a integrar o Gemini, o assistente de inteligência artificial da Google, que permite ao condutor interagir com o veículo de forma natural.

No centro do EX60 está o sistema HuginCore, que combina hardware e software desenvolvidos internamente com a ajuda da Google, NVIDIA e Qualcomm. O sistema processa informação em segundo plano e suporta funções que vão desde a navegação até ao controlo de várias funcionalidades do automóvel. O Gemini permite, por exemplo, localizar moradas em e-mails, verificar se um objeto cabe no porta-bagagens ou sugerir itinerários, tudo através de comandos de voz naturais, sem necessidade de instruções específicas.

Tudo é gerido pelo sistema operativo DriveOS, garantindo respostas rápidas do infotainment, carregamento imediato de mapas e interpretação mais eficaz dos comandos de voz. A conectividade é assegurada pela Snapdragon Auto Connectivity Platform, que disponibiliza quatro anos de dados móveis incluídos, de alta velocidade.

Salientar também que o HuginCore utiliza uma rede de sensores para avaliar constantemente o ambiente à volta do veículo. Esta perceção permite antecipar situações de risco, apoiar o condutor em tempo real e reagir a acontecimentos inesperados. O sistema é capaz de realizar mais de 250 trilhões de operações por segundo e aprende com cada quilómetro percorrido, incluindo dados recolhidos de outros veículos Volvo em todo o mundo, abrangendo incidentes e quase-acidentes, para aperfeiçoar continuamente o seu funcionamento.

O EX60 receberá, como seria de esperar, atualizações over-the-air, mantendo o software atualizado ao longo do tempo através da célula tecnológica Superset. À medida que a integração com o Gemini se aprofunda, o assistente poderá interpretar informações visuais captadas pelas câmaras do veículo e responder a questões sobre o ambiente à volta. Em termos de desempenho, o SUV pode percorrer até 810 km numa configuração de tração integral e recuperar cerca de 340 km de autonomia em apenas dez minutos com um carregador rápido de 400 kW.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados