A Steam Deck fica agora mais conveniente de se usar, ao permitir downloads com o ecrã desligado através de um novo modo de baixo consumo.
A Valve lançou uma nova atualização para a Steam Deck que introduz um novo modo de downloads com o ecrã inativo. Para já disponível nos canais Beta e Antevisão, a funcionalidade permite concluir downloads de jogos e de atualizações sem manter o ecrã ligado, reduzindo o consumo energético e evitando riscos de burn-in nos modelos OLED.
O novo modo de baixo consumo ativa-se automaticamente quando o dispositivo está a carregar e pode ser ligado manualmente em “Definições > Energia” para utilização com bateria. Durante uma transferência, ao pressionar o botão de energia é apresentada uma janela que pergunta se o utilizador pretende continuar o download com o ecrã desligado. Para além disso, o sistema agora também entra neste modo após um período de inatividade.
Quando a Steam Deck está em modo de download com o ecrã inativo, qualquer interação física, como pressionar um botão ou mover o dispositivo, apresenta um ecrã de estado com o progresso da transferência. Se estiver em bateria, o sistema suspende-se automaticamente quando o nível de carga desce abaixo dos 20 por cento.
Até agora, a Steam Deck não permitia descarregar jogos ou atualizações sem estar totalmente ligado. Na utilização diária, esta limitação obrigava os jogadores a esperar pelo fim das transferências ao ligar o equipamento e expunha os modelos OLED ao risco de burn-in, com o ecrã ativo durante longos períodos mesmo sem uso efetivo. Havia formas parciais de contornar o problema, como recorrer ao modo desktop, reduzir a luminosidade ou usar plugins para desligar o ecrã, mas a consola tinha de permanecer ligada. Assim, estes problemas ficam mitigados, com uma funcionalidade que aproxima a Steam Deck cada vez mais de consolas de jogos rivais.
