Quem tem o tarifário Yorn X, por esta altura saberá que os dados móveis que esgotam e que se renovam a cada mês estão divididos em parcelas.
Por exemplo, no plano de 5GB, existem 5GB de dados para a navegação em geral e 5GB para utilizar no YouTube.
A Yorn também diz ainda que o tráfego gerado pelas apps Pokémon GO, Facebook, Instagram, Snapchat, Facebook Messenger, WhatsApp, Skype, iMessage, FaceTime, Viber, Vodafone Call +, Message + e pelo streaming de música no Spotify Premium (que já não está incluído) está incluído no tarifário e, por isso, não é descontado do pacote de MB. Mas isso não corresponde à verdade, uma vez que o tráfego gerado pelas apps incluídas no tarifário está sujeito a uma Política de Utilização Responsável, com um limite de 10GB/mês.
Ou seja, há efetivamente um desconto de GB do nosso pacote de dados no que diz respeito ao uso destas apps, por isso recomenda-se cautela com o uso excessivo de Internet móvel.
Este tarifário, exclusivo para jovens até 25 anos ou estudantes, também inclui vários minutos/SMS/MMS para a rede Vodafone, assim como vários minutos e SMS para ouras redes, além de dar acesso gratuito ao serviço Apple Music.
E agora surge uma novidade: até 5GB para usar na Netflix. É assim que a Vodafone promove a sua oferta através de uma mensagem que tem enviado aos clientes.
Mas este é um “presente envenenado“. É que estes 5GB não são exclusivos Netflix, ou seja, estão incluídos no mesmo pacote onde estão os dados móveis destinados ao YouTube e Twitch. Na prática, são 5GB para usar nestas três apps no total, e não 5GB para cada uma.
Em todo o caso, a Vodafone normalmente avisa por notificação Push da app My Vodafone quando gastarmos 80% do pacote de MB e quando o esgotarmos efetivamente.
Por isso, cuidado se começarem a ver muitos episódios da Netflix com os vossos dados móveis. Não só gastam o plafond rapidamente, como podem ficar sem dados suficiente para verem algum vídeo no YouTube.