O Regulamento de Ecodesign de 2025 vai obrigar que todas as fontes de alimentação contem com pelo menos uma porta USB-C.
A Comissão Europeia deu mais um passo decisivo na uniformização dos carregadores, ao anunciar um novo Regulamento de Ecodesign para 2025. Após ter tornado obrigatória a porta USB-C nos dispositivos eletrónicos (como smartphones), a União Europeia estende agora esta exigência ao próprio carregador.
O novo texto, que será publicado em breve, vai determinar que o carregadores terão de incluir, pelo menos, uma porta USB-C no seu corpo. Mais importante, a regulamentação proíbe a utilização de cabos fixos, exigindo que os carregadores funcionem com cabos destacáveis, transformando-os em componentes separados. Esta medida visa padronizar todo o ecossistema de carregamento e aumentar a interoperabilidade. A Comissão Europeia estima que os novos requisitos de eficiência energética e design irão gerar uma poupança anual de cerca de 100 milhões de euros aos consumidores europeus e uma redução de 3% no consumo de energia dos carregadores até 2035.
As novas regras, que vão abranger todas as fontes de alimentação, sejam elas de smartphones, computadores portáteis, routers e monitores, entrarão em vigor no final de 2028, dando às fabricantes cerca de três anos para se adaptarem.