Microsoft impõe conta obrigatória no Windows 11 e bloqueia alternativas para utilizadores locais

- Publicidade -

A Microsoft começou a bloquear soluções que permitiam configurar o Windows 11 sem ligação à Internet ou acesso uma conta Microsoft.

A Microsoft tornou obrigatória a utilização de uma conta Microsoft durante a instalação do Windows 11. Numa versão de teste recente, a empresa começou a bloquear todas as soluções alternativas que permitiam contornar este requisito, forçando os utilizadores a ligar-se à Internet e a autenticar-se com uma conta oficial para concluir o processo de configuração do sistema operativo.

A decisão foi anunciada pela própria Microsoft através de uma nota de lançamento, onde explica que está a remover mecanismos conhecidos para a criação de uma conta local na Experiência de Configuração Fora do Escritório (OOBE), como é oficialmente designado o ecrã inicial de instalação. De acordo com a empresa, estas soluções representam riscos, uma vez que podiam ignorar inadvertidamente etapas críticas de configuração, incapacitando os dispositivos de utilizarem o sistema operativ na sua totalidade. Entre os métodos que evitavam a associação de uma conta online, encontravam-se o comando “ignore nro”, já desativado anteriormente, e a instrução “start ms-cxh:localonly”, que nos últimos meses permitia aos utilizadores criar uma conta local. A partir de agora, tentarem utilizar esse comando o processo de instalação é reiniciaddo, sem qualquer efeito prático.

Estas soluções eram particularmente populares entre utilizadores avançados que preferiam manter a sua experiência off-line ou pretendiam simplesmente personalizar o nome da pasta do utilizador, algo que o Windows 11, por padrão, define com base no endereço de e-mail da conta Microsoft, recuperando um controlo mais pessoal do sistema operativo. Reconhecendo essa limitação, a Microsoft fez uma pequena concessão, já que será possível atribuir manualmente o nome da pasta através de um comando específico durante a instalação. No entanto, esta opção continua escondida da maioria dos utilizadores e só poderá ser ativada através de linha de comandos, sem qualquer alternativa gráfica visível no processo de configuração.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados