O Dacia Spring 2025 apresenta novos motores, bateria otimizada e melhorias na condução, mantendo-se como elétrico acessível e funcional.
O Dacia Spring recebeu uma plataforma renovada e passa a contar com dois novos motores elétricos, de 70 cv e 100 cv, em substituição das versões anteriores de 45 cv e 65 cv, oferecendo maior potência, conforto e versatilidade em diferentes tipos de condução. A gama ganha ainda uma nova cor de carroçaria, Seafoam, reforçando o aspeto moderno do automóvel. Com um consumo médio de apenas 12,4 kW/100 km e custos de utilização reduzidos, o Spring mantém-se como um dos elétricos mais económicos do mercado.
A plataforma do Spring foi significativamente reforçada, com alterações estruturais que melhoram a distribuição de peso e a rigidez do chassis. A bateria, agora posicionada na secção central, contribui para uma melhor estabilidade, enquanto a introdução de jantes de 15 polegadas e de uma barra estabilizadora de série em todas as versões otimiza a condução em curva. As suspensões foram ajustadas, e o automóvel beneficiou de melhorias aerodinâmicas, como carenagens e um novo spoiler traseiro, reduzindo a turbulência e aumentando a eficiência, com um SCx melhorado de 0,660 em comparação com 0,745 nas versões anteriores.
O Dacia Spring adota dois novos motores – 70 cv/52 kW e 100 cv/75 kW – que proporcionam mais potência e binário, especialmente entre os 80 e 120 km/h, permitindo deslocações mais confortáveis fora do ambiente urbano. Estes motores trabalham com uma nova bateria de 24,3 kWh, baseada em tecnologia de Fosfato de Ferro e Lítio (LFP), garantindo maior durabilidade, segurança térmica e custos controlados. Apesar das melhorias, o veículo mantém um peso reduzido, com cerca de uma tonelada, contribuindo para uma autonomia adequada às necessidades diárias, com 225 km no ciclo combinado WLTP com jantes de 15 polegadas, suficiente para vários dias de utilização sem recarga.
O carregamento deste renovado modelo da marca foi também otimizado: o carregador CC passa para 40 kW, permitindo carregar de 20% a 80% em 29 minutos nas versões superiores, enquanto o carregador CA de 7 kW mantém-se de série, reduzindo o tempo de carga completa para 3 horas e 20 minutos numa tomada compatível. A versão de 70 cv está disponível nas variantes Essential e Expression, enquanto a versão de 100 cv equipa a versão Extreme.
O Dacia Spring continua a conjugar acessibilidade com funcionalidade. O interior é espaçoso, com 308 litros na bagageira e até 1004 litros com os bancos traseiros rebatidos, oferecendo mais espaço do que outros modelos do segmento A e comparável a veículos de segmento B. O habitáculo integra múltiplos compartimentos de arrumação, perfazendo mais de 32 litros adicionais, e inclui a opção Power to Object (V2L), que permite alimentar dispositivos externos.
De resto, todos os modelos possuem painel de instrumentos digital de 7 polegadas, enquanto os sistemas multimédia variam consoante a versão: Media Control nas Essential e Expression e Media Display ou Media Nav Live na Extreme, com ecrã tátil de 10,1 polegadas, conectividade sem fios e navegação europeia atualizada. O sistema YouClip garante a fixação prática de acessórios no interior, incluindo suportes para telemóvel, bolsas de arrumação e soluções multifunções, reforçando a utilidade do veículo no dia a dia.