Com a reabertura da Ponte do Vascão, a ligação entre Alcoutim e Mértola está novamente acessível, mesmo com restrições temporárias durante a conclusão da empreitada.
A Ponte do Vascão, situada no quilómetro 72,816 da EN122, voltou a permitir a circulação automóvel, ligando os concelhos de Alcoutim e Mértola, restabelecendo assim a mobilidade da região e a acessibilidade, tanto para as populações locais como para o transporte de mercadorias e o trânsito de passagem.
A infraestrutura passou por uma reabilitação integral, realizada pela Infraestruturas de Portugal (IP), que reforçou a segurança e o conforto para todos os utilizadores. Apesar da reabertura, a circulação irá manter-se condicionada durante a execução dos trabalhos complementares da empreitada de reforço estrutural. Nos dias úteis, durante o dia, o trânsito será alternado nos dois sentidos, controlado por semáforos e com limitação de velocidade, enquanto à noite, aos fins de semana ou em períodos sem intervenções, será possível circular em ambas as faixas, mantendo-se, no entanto, a restrição de velocidade por razões de segurança.
O investimento na recuperação da Ponte do Vascão ascendeu a 2,9 milhões de euros, com o objetivo de aumentar a fiabilidade da ligação entre Alcoutim e Mértola, reforçar a segurança rodoviária, melhorar o conforto na circulação e assegurar a fluidez do tráfego local e de longa distância na EN122.
Foto: IP – Infraestruturas de Portugal