Daniel Ek abandona o cargo de SEO do Spotify ao fim de 20 anos

- Publicidade -

Após duas décadas como CEO, Daniel Ek prepara-se para assumir funções de presidente executivo, entregando a gestão diária a dois sucessores de confiança.

Daniel Ek, fundador do Spotify, anunciou que vai deixar o cargo de presidente executivo da empresa a 1 de janeiro de 2026, após vinte anos no comando. Esta transição não significa um afastamento completo da empresa, já que Ek vai passar a exercer o cargo de presidente executivo, focando-se na orientação da plataforma de streaming de música. Ao seu lugar atual, ascendem os atuais vice-presidentes, Alex Norström e Gustav Söderström, vão assumir em conjunto a liderança operacional da empresa, enquanto co-CEOs.

Esta alteração de pastas foi apresentada como uma situação natural de de evolução da empresa, com Ek a referir que deseja dedicar mais energia à visão de longo prazo, à estratégia e às decisões que vão moldar a próxima década do Spotify. Norström, responsável pela vertente comercial, e Söderström, líder das áreas de produto e tecnologia, irão trabalhar lado a lado e continuar a reportar diretamente ao fundador. Já o Conselho de Administração do Spotify elogia as escolhas, lembrando que ambos acumulam mais de quinze anos de experiência dentro da empresa e já provaram a sua relevância no crescimento do serviço.

Doravante, o Spotify procura reforçar a sua posição de liderança num setor considerado competitivo, e numa altura em que já soma 696 milhões de utilizadores mensais, dos quais 276 milhões pagam uma subscrição. Para Daniel Ek, a mudança abre também espaço para reforçar o seu envolvimento noutros projetos empresariais. Adicionalmente, através da sua investidora Prima Materia, o empresário sueco tem apostado em empresas que desenvolvem tecnologias de ponta para enfrentar desafios estratégicos da Europa. Um dos exemplos mais recentes foi um investimento de 600 milhões de euros para a Helsing, fabricante alemã de drones, onde ocupa o cargo de presidente.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados