Com quase 3.000 cavalos de potência e muita tecnologia, o BYD Yangwang U9 conseguiu atingir os 495 km/h.
O BYD Yangwang U9, equipado com quatro motores elétricos que somam impressionantes 2.978 cv, atingiu nos testes de pista em Patenburg, na Alemanha, a velocidade de 308 milhas por hora, o equivalente a 495 km/h, tornando-se no carro de produção mais rápido de sempre, ao ultrapassar o lendário Bugatti Chiron Super Sport 300+, cujo recorde de 304 mph (cerca de 490 km/h) se mantinha desde 2019.
O incrível feito foi alcançado sob o comando do piloto alemão Marc Basseng e coloca a BYD no centro das atenções da indústria automóvel, ao entrar também no restrito clube das fabricantes capazes de superar a barreira dos 480 km/h em estrada. E este não é o primeiro marco do Yangwang U9. Já em agosto, o mesmo modelo já havia atingido 473 km/h, estabelecendo-se como o carro elétrico mais rápido de sempre. Este novo recorde reforça a posição da marca enquanto rival credível das tradicionais marcas europeias e concorrentes elétricos como o Aspark Owl (272 mph) e o Rimac Nevera (268 mph).
Para além destes números surpreendentes, o Yangwang U9 introduz ainda a primeira plataforma de 1.200 V num carro elétrico de produção, uma evolução face à arquitetura de 800 V da versão “convencional” (com 1.288 cv). Este avanço abre caminho para tempos de carregamento mais curtos e maior eficiência, consolidando o U9 como uma verdadeira vitrina tecnológica da BYD.