Bending Spoons compra o Vimeo por 1,38 mil milhões de dólares

- Publicidade -

Esta aquisição representa a saída do Vimeo da bolsa e levanta questões sobre o futuro da plataforma sob a nova gestão.

A Bending Spoons, empresa europeia de software sediada em Milão, anunciou a aquisição da plataforma de alojamento de vídeos Vimeo por 1,38 mil milhões de dólares. O negócio, que deverá ficar concluído no último trimestre de 2025, assinala a saída do Vimeo da bolsa e a sua transição para propriedade privada.

Conhecida pela compra de empresas tecnológicas como o Evernote, WeTransfer e Meetup, a Bending Spoons vê esta operação como parte de uma estratégia de longo prazo focada em adquirir e gerir negócios de forma contínua. Luca Ferrari, co-fundador e CEO, afirmou que “Na Bending Spoons, adquirimos empresas com a intenção de possuí-las e operá-las indefinidamente, e estamos ansiosos por concretizar todo o potencial do Vimeo para alcançarmos novos patamares juntos.

Fundado em 2004, o Vimeo tem lutado para se afirmar face ao seu maior rival, o YouTube. Recentemente, a plataforma aumentou as tarifas de alojamento e passou a direcionar-se sobretudo a empresas e criadores que procuram monetizar conteúdos, para além de ter integrado ferramentas de inteligência artificial sob a liderança do atual CEO, Philip Moyer. Esta aquisição surge num período difícil para a plataforma, que anunciou há pouco tempo um corte de cerca de 10% da sua força de trabalho. A reputação da Bending Spoons também levanta algumas reservas, que após comprar empresas como o WeTransfer e o Evernote, efetuou alguns despedimentos e restrições, como a limitação da versão gratuita do Evernote ou o aumento de preços de serviços como o TapeACall. Estes precedentes deixam em aberto questões sobre o futuro do Vimeo e dos seus trabalhadores sob a nova gestão.

Ainda assim, tornar-se uma empresa privada pode oferecer à plataforma maior flexibilidade para lançar novos recursos sem a pressão dos resultados trimestrais. A Bending Spoons promete avultados investimentos para reforçar o desempenho e a fiabilidade da plataforma, ao mesmo tempo que amplia a sua oferta para criadores e empresas, com destaque para ferramentas de inteligência artificial responsáveis.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados