Novo Polestar 5 chega com design inspirado na aviação e preço desde 122.600€

- Publicidade -
- Publicidade -

Em Portugal, os preços do novo Polestar 5 começam nos 122.600€ para a versão Dual Motor e nos 146.400€ para a Performance.

A Polestar revelou oficialmente o Polestar 5, um Grand Tourer elétrico de quatro portas que chega agora ao mercado europeu. O modelo, disponível nas versões Dual Motor e Performance, assume-se como a materialização do protótipo Precept, apresentado pela marca em 2020 como visão para o futuro do design e da sustentabilidade.

Com linhas que permanecem fiéis ao conceito original, o Polestar 5 apresenta proporções arrojadas e uma carroçaria de cinco metros, inspirada na aviação, marcada por superfícies limpas e minimalistas. A dianteira exibe o característico SmartZone, ladeado por faróis de lâmina dupla com tecnologia Pixel LED, enquanto a traseira integra uma barra luminosa contínua e um difusor concebido para otimizar a aerodinâmica. O resultado é um coeficiente de resistência de apenas 0,24. A oferta cromática inclui seis opções, entre elas os acabamentos mate Storm e Magnesium. O teto panorâmico de vidro, com mais de dois metros de comprimento, amplia a sensação de espaço e luminosidade no interior.

No habitáculo, a Polestar mantém a aposta em materiais de origem sustentável sem abdicar da sofisticação. Os bancos dianteiros, desenvolvidos em parceria com a Recaro, oferecem uma posição de condução baixa e apoio lateral reforçado. De série são revestidos em MicroTech, mas existe a opção por couro Nappa com ventilação e função de massagem. Embora concebido como um modelo de quatro lugares, o Polestar 5 pode transformar-se num cinco lugares graças ao apoio de braço rebatível da segunda fila. A climatização é independente para cada zona e os bancos traseiros podem ser reclinados individualmente.

Polestar 5

Entre os elementos de destaque surgem fibras naturais como ampliTex e NFPP, linho em substituição de plásticos convencionais, Econyl reciclado para os tapetes e PET reciclado no forro do tejadilho. O porta-bagagens traseiro oferece 365 litros, complementado por um compartimento dianteiro de 62 litros. O posto de condução é centrado no condutor, com um painel digital de 9 polegadas fixo à coluna de direção, um head-up display de 9,5 polegadas e um ecrã central de 14,5 polegadas que gere o sistema Android Automotive com Google integrado. A sonorização pode ser assegurada pelo sistema Polestar High Performance ou pelo Bowers & Wilkins com 21 altifalantes e 1.680 W.

A base técnica do Polestar 5 é a nova plataforma Performance Architecture, construída em alumínio colado e curado a quente. Esta solução garante maior rigidez e menor peso, ao mesmo tempo que integra a bateria de 112 kWh, fornecida pela SK On. A travagem está a cargo da Brembo, com discos dianteiros de 400 mm, e a suspensão varia entre amortecedores passivos BWI no Dual Motor e MagneRide adaptativo no Performance.

O motor traseiro desenvolvido internamente contribui com até 450 kW, permitindo que a versão Performance atinja 650 kW e 1.015 Nm de binário. Nesta configuração, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em 3,2 segundos, enquanto o Dual Motor com 550 kW necessita de 3,9 segundos. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h. Quanto à autonomia, a marca anuncia até 670 km no Dual Motor e 565 km no Performance, segundo o ciclo WLTP. A arquitetura elétrica de 800 V permite carregamentos até 350 kW, com a bateria a passar de 10 a 80% em cerca de 22 minutos num posto adequado.

As encomendas do Polestar 5 já estão abertas em vários mercados europeus. Em Portugal, os preços começam nos 122.600€ para a versão Dual Motor e nos 146.400€ para a Performance.

- Publicidade -
Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados