Fundador do Nova Launcher abandonou o seu projeto

- Publicidade -

Com o seu site oficial offline e aplicação ainda disponível, o Nova Launcher pode ter chegado ao fim.

O Nova Launcher, uma das interfaces mais reconhecidas para Android pode ter os dias contados, após Kevin Barry, o seu fundador e único programador ativo, ter anunciado no fim de semana que deixou a Branch Metrics, a empresa que tinha adquirido o projeto em 2022. Esta decisão surgiu depois de Barry ter sido instruído a parar o desenvolvimento da aplicação e o de abrir o código à comunidade.

Criado e mantido de forma independente durante uma década, o Nova Launcher conquistou uma excelente reputação entre os entusiastas por oferecer rapidez, fluidez e um nível de personalização muito superior ao dos launchers nativos. Em novembro de 2022, a Branch adquiriu o projeto com a promessa de revitalizar a aplicação, apoiando-se em dados e ferramentas de análise para atrair novos utilizadores. No entanto, pouco depois, a empresa passou por uma vaga de despedimentos, que deixou Barry como único responsável pela continuidade do launcher, cuja última versão estável remonta a maio de 2024.

A incerteza agravou-se com a promessa pública do CEO da Branch de que, caso Barry abandonasse o cargo, o código-fonte do Nova Launcher seria tornado público. De acordo com o próprio programador, esse processo de “limpeza” e resolução de entraves legais chegou a ser iniciado, mas acabou bloqueado pela direção.

Sem Barry, não se sabe se o Nova Launcher terá futuro ativo. O site oficial do Nova Launcher encontra-se atualmente a dar o erro 404, denunciando que está inativo, mas a aplicação continua disponível na Google Play.

Face à situação, a comunidade não escondeu a frustração. No Reddit, onde Barry chegou a interagir com alguns utilizadores após o anúncio, multiplicaram-se as mensagens de desilusão e apoio. O programador admitiu que aquele foi “um dia difícil” e que, embora tivesse planeado afastar-se da Internet, não resistiu a ler os comentários.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados