Catto’s Post Office – Review: Para toda a família

- Publicidade -

Com apenas uma hora de duração, Catto’s Post Office, da In Shambles Studio, procura retirar-nos do stress quotidiano para descobrirmos uma ilha repleta de gatos adoráveis numa aventura de entregas de encomendas – para o bem e para o mal.

Com a crescente influência das redes sociais e a presença constante da Internet, o nosso quotidiano parece estar mergulhado em ruído. Os rumores exagerados, as notícias fatalistas e por vezes falsas, a necessidade de pertencer e fazer parte de grupos online, ou a discussão efervescente mergulhada em toxicidade, são uma presença contínua. A vontade é desligar e ignorar tudo, mas este ruído constante também afeta os videojogos e as suas comunidades, criando a ideia de que não há escape. Não é por acaso que podemos sentir um pico de interesse e procura por experiências mais confortáveis e descontraídas na pós-pandemia. Se Animal Crossing continua a ser uma referência, a comunidade de videojogos rapidamente procurou criar novos projetos sobre o manto do conforto. Assim nasceu o género “Cozy Games”, seja ele ou não oficial (afinal o que é um género oficial?), e assim surgiram títulos como Catto’s Post Office, da In Shambles Studio.

cattos post office review echo boomer 2
Catto’s Post Office (In Shambles Studio)

Com apenas uma hora de duração, Catto’s Post Office é o epítome de um jogo descontraído, criado para ser o mais confortável possível, servindo como contraste para a jogabilidade intensa e frenética de outros géneros. Naquela que é uma experiência perfeita para toda a família, nós somos Catto, um adorável gato carteiro que tem várias encomendas e cartas para entregar ao longo do dia. Com um mapa restrito, mas povoado por personagens igualmente adoráveis, e um leque de cenários interiores que surpreendem pelo seu número, somos encaminhados por todos os pontos de interesse à medida que Catto ajuda os seus vizinhos e participa em tarefas simples e fáceis de realizar. Não esperem grandes demandas e histórias paralelas com várias ramificações, antes um número saudável de objetivos que requerem pouca inventividade na forma como são resolvidos, restringindo-se à procura de objetos perdidos, algumas escolhas narrativas – como a cor que queremos para um desenho ou se nos atrevemos a passar por uma poça de água – e pouco mais.

O grande mistério em torno do jogo é o facto de todos os habitantes da ilha terem aparentemente esquecido o aniversário de Catto. O jovem carteiro, que passa os seus dias a ajudar os outros e a entregar encomendas, vê-se assim sozinho no seu aniversário enquanto os seus amigos continuam as suas vidas sem dizer uma única palavra. Ao longo da campanha, as entregas são feitas, o dia avança e o mistério tem a resolução que vocês esperam, sem grandes surpresas ou reviravoltas. Fora as tarefas adicionais e a navegação pela ilha, Catto’s Post Office também não esconde grandes mistérios e só exige uma segunda visita se procuram concluir todos os achievements disponíveis. Este é um caso de “é exatamente o que vocês pensam que é” e acredito que agrade quem adora o género. Se procuram mais do que isso, então não esperem surpresas.

cattos post office review echo boomer 3
Catto’s Post Office (In Shambles Studio)

Como um Cozy Game, Catto’s Post Office faz exatamente o que se propôs a fazer. Apesar de não ter ficado encantado com este mundo repleto de gatos adoráveis (que monstro serei eu), consigo reconhecer as suas qualidades enquanto distração momentânea, especialmente se for partilhada por pais e filhos. A escrita podia ser mais variada ou explorar melhor o tema, mas não foi esse o propósito da In Shambles Studio e tenho de respeitar isso, tal como tenho de respeitar o quão pouco retirei desta hora no reino da descontração e do conforto.

Cópia para análise (versão PC) cedida pela CULT Games.

João Canelo
João Canelo
Crítico de videojogos, Guionista, Professor e o responsável pelo melhor mortal nas aulas de Educação Física em 2002. Um aficionado por jogos peculiares.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados