Educação Básica, Medicina e cursos digitais lideram as escolhas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em 2025.
A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público para o ano letivo 2025-2026 resultou na colocação de 43.899 novos estudantes, representando uma taxa de colocação de 90,1%, quatro pontos percentuais acima da registada no ano anterior. Entre 2023 e 2025, a taxa de colocação subiu de 83,7% para 90,1%, sinalizando um ajustamento progressivo entre a procura dos candidatos e a oferta das instituições de ensino superior.
Os dados divulgados refletem ainda que 63,1% dos estudantes foram admitidos na sua primeira opção, enquanto 90,9% ingressaram numa das três primeiras escolhas, valores que constituem os mais elevados dos últimos anos e são apontados como um fator determinante para o sucesso académico. Destaca-se também o aumento significativo de alunos colocados em licenciaturas em Educação Básica, com 1.199 estudantes nesta fase, o que corresponde a um crescimento de 20,3% em relação ao ano anterior e à ocupação integral das vagas disponíveis. Nos últimos três anos, o número de colocados neste ramo aumentou 64,9%, evidenciando um interesse crescente por estas formações.
Na área de Medicina, foram colocados 1.647 estudantes, enquanto 1.548 beneficiários do escalão A da ação social escolar obtiveram colocação, dos quais 1.123 recorreram ao contingente prioritário. No mesmo contingente, destinado a candidatos com deficiência, foram admitidos 152 estudantes. Já o contingente prioritário para emigrantes, familiares e lusodescendentes registou a colocação de 304 estudantes.
Regista-se, por outro lado, uma diminuição de 21,1% no número de alunos colocados em instituições situadas em regiões com menor procura e menor pressão demográfica, totalizando 10.151 estudantes. Nos ciclos de estudo mais competitivos, caracterizados pelo elevado número de candidatos em primeira opção com notas iguais ou superiores a 17 valores, foram admitidos 4.524 estudantes, representando um aumento de 10% face ao ano anterior. Já os cursos nas áreas de competências digitais registaram uma diminuição de 16,7%, com 6.447 estudantes colocados. Ao final da primeira fase, permanecem 11.513 vagas disponíveis para a segunda fase do concurso.
As matrículas dos estudantes agora colocados estão agendadas entre 25 e 28 de agosto. Pela terceira vez consecutiva, o calendário do CNA foi antecipado para o final de agosto, permitindo um intervalo mínimo de 15 dias entre a divulgação das colocações da primeira fase e o início da atividade letiva, algo que não existia anteriormente, e garantindo ainda que todas as colocações sejam concluídas ao longo de setembro.
No âmbito das bolsas de estudo, as decisões relativas aos requerimentos submetidos pelos estudantes colocados na primeira fase e beneficiários de abono de família até ao terceiro escalão são antecipadas e notificadas de imediato, garantindo melhores condições no início do ano letivo. Seguir-se-ão as decisões relativas às bolsas +Superior, destinadas a apoiar a frequência do ensino superior e a promover a fixação de jovens em regiões com menor procura e pressão demográfica.