Com a integração do Gemini, o Google Docs é cada vez mais uma ferramenta de produtividade que pode competir com o Microsoft Office.
A Google anunciou uma nova funcionalidade para o Google Docs, a leitura de documentos em voz alta. A funcionalidade, alimentada pela integração com o Gemini, já começou a ser disponibilizada, estando o lançamento geral agendado para 25 de agosto.
A novidade surge integrada no menu “Ferramentas > Áudio”, oferecendo aos utilizadores várias opções de personalização. É possível escolher entre diferentes vozes, bem como ajustar a velocidade de reprodução. Para além disso, os autores de documentos passam a poder inserir botões de reprodução direta nos próprios ficheiros, através de “Inserir > Botões de Áudio”. Estes elementos podem ser configurados em termos de tamanho, cor e rótulo.
Convém referir que a leitura em voz alta no Google Docs estará disponível apenas em inglês e na versão para desktop, e que a utilização da funcionalidade requer que as opções de Recursos Inteligentes e Personalização estejam ativas nas definições do utilizador.
O acesso estará inicialmente limitado a clientes do Google Workspace Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, bem como a empresas com pacotes complementares do Gemini. Também os assinantes do Google AI Pro e do Google AI Ultra poderão tirar partido da funcionalidade.