O Google Mensagens para Android foi atualizado e agora conta com alertas de conteúdo sensível.
O Google Mensagens começou a implementar um novo mecanismo de segurança no Android, que diz respeito a conteúdos sensiveis. Tratam-se dos Alertas de Conteúdo Sensível, que prometem ser capazes de detetar e de desfocar automaticamente imagens com nudez. Anunciado em outubro de 2024 e, após uma fase restrita de testes, esta funcionalidade passa agora a estar disponível para todos os utilizadores, reforçando a privacidade e oferecendo maior controlo sobre os conteúdos recebidos e enviados através da aplicação.
A tecnologia baseia-se no Android System SafetyCore, que analisa as imagens localmente, no próprio dispositivo, sem enviar qualquer dado ou conteúdo para os servidores da Google. Fica ativa por defeito para contas de adolescentes entre os 13 e os 17 anos, e requer sessão iniciada numa conta Google para funcionar. Sempre que é detetada uma imagem com nudez, esta vai surgir desfocada. Caso o utilizador tente enviar ou reencaminhar esse ficheiro, será apresentado um aviso com informação sobre os riscos, dando a possibilidade de prosseguir ou cancelar.
Nas contas supervisionadas através do Family Link, os pais mantêm o controlo sobre esta proteção, que permanece ativa por padrão e não pode ser desativada pelo menor. Já os adolescentes sem supervisão podem desligar os alertas nas definições da conta Google. Para adultos, a funcionalidade está inativa por defeito, mas pode ser ativada manualmente, e para isso basta tocar na fotografia de perfil no Google Mensagens, aceder a definições, entrar em proteção e segurança e selecionar Alertas de conteúdo sensível.
A novidade chega juntamente com a mais recente atualização do Google Mensagens, que já está disponível na Play Store.