Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart – Review: a air fryer vertical que leva a cozinha ao próximo nível

- Publicidade -

Com um design vertical engenhoso, duas cubas independentes com capacidade total para 10,8 litros, revestimento cerâmico durável e controlo inteligente através da app VeSync, a Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart é quase um sous-chef digital que vive na nossa cozinha.

Air fryers, ou fritadeiras a ar quente, são daqueles produtos que ninguém ouvia falar há uns anos, mas que muito recentemente passaram a dominar as cozinhas. É cada vez mais raro encontrar alguém que não tenha um produto destes – ou que, pelo menos, tenha experimentado -, e é fácil perceber porquê: se todos podemos cozinhar alimentos com menos gordura, ou mesmo nenhuma, porque não?

No entanto, há uma boa “dor de cabeça” neste nicho de mercado: as possibilidades de escolha. A não ser que seja por indicação de algum amigo ou familiar, ou críticas publicadas na Internet, torna-se difícil saber qual modelo adquirir. Contudo, há uma marca que parece ser consensual no que toca à qualidade dos seus aparelhos: a Cosori.

Por aqui, no Echo Boomer, recebemos recentemente a Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart, e já irão perceber se o hype da marca é justificado com este modelo.

Vamos começar por aquilo que salta logo à vista: o design vertical. A Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart tem cerca de 41 cm de altura e pesa 9,6 kg. Não é, portanto, um aparelho para estar a tirar e pôr do armário todos os dias, mas também não é isso que se pretende. Esta fritadeira inteligente foi feita para ficar na bancada da cozinha, onde ocupará um espaço generoso (olhem que têm primeiro de tirar medidas aos vossos balcões e armários!), mas apesar de tudo, acomodatício, graças à sua estrutura vertical – pensada para isso mesmo, para caber onde houver espaço para ela.

No interior, temos dois cestos com capacidades generosas: o cesto superior com 4,3 litros, ideal para porções menores ou acompanhamentos, e o inferior, com 6,5 litros, perfeito para pratos principais ou mais substanciais.

O grande trunfo? O revestimento cerâmico. Ao contrário de muitas air fryers que usam teflon (que risca, se desgasta com o tempo e é de duvidosa salubridade), aqui tudo é cerâmica. Mais durável, mais fácil de limpar e, acima de tudo, mais seguro – sem químicos duvidosos nem sabores metálicos. A grelha incluída também segue a mesma linha de qualidade.

Com 2 motores DC independentes, uma potência total de 2630 W e um intervalo de temperatura que vai dos 30°C até aos 230°C, este é um equipamento versátil, rápido e capaz de lidar com quase tudo. O temporizador ajusta-se entre 1 minuto e 24 horas, permitindo até desidratar ou fermentar alimentos. Tudo é controlado através de um ecrã tátil no topo do aparelho, bem legível, intuitivo e fácil de dominar por qualquer pessoa.

Por falar em “fácil de utilizar por qualquer pessoa”, a Cosori não se quis ficar apenas pela potência. Trouxe mais pragmatismo e inteligência à cozinha com funções como Match e Sync, que fazem toda a diferença no uso diário.

Testámo-la na realidade e verificámos esta pequena grande maravilha: a Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart põe ao nosso dispor a função Match para permitir replicar as definições de um cesto no outro com um só toque, ideal para quando estamos a cozinhar a mesma coisa em ambos. Funciona lindamente, ainda que, por vezes, tenhamos que adicionar mais uns minutinhos a um dos cestos, para dar oportunidade a um ou outro ingrediente de ser finalizado na perfeição.

Já a função Sync é brilhante: podemos usar tempos e temperaturas diferentes em cada cesto, sendo que a air fryer se encarrega de que tudo termine ao mesmo tempo: perfeito, não é?

Isto é ótimo quando queremos servir peixe e legumes ao mesmo tempo ou frango com batatas, sem que um arrefeça enquanto o outro ainda cozinha.

Também permite cozinhar pratos totalmente independentes e ao mesmo tempo, útil para quando temos um público gastronómico a precisar de diferentes tipos de comida, com atenção a alergénicos, ingredientes sem lactose, mais fibra ou menos fibra, consoante o que se queira ou precise. Por exemplo, fazer empadão num tabuleiro e pizza noutro, para a mesma refeição, é perfeitamente viável.

Há também a app VeSync, indicada para quem pretende “espremer” ao máximo o potencial desta air fryer, mas a sua utilização não é obrigatória – ou seja, caso não sejam pessoas especialmente dadas à tecnologia, a não utilização da aplicação não impedirá, como seria de esperar, uma utilização bastante satisfatória deste equipamento.

No entanto, se instalarem a app, e ligarem a air fryer ao Wi-Fi lá de cada, ganham logo uma vantagem: controlo total a partir do smartphone. Programas, temperatura, tempo, notificações, sugestões de receitas… está tudo lá. É possível começar o jantar comodamente a partir do sofá, à semelhança do que já se passa com muitos eletrodomésticos robotizados, digamos assim.

E quando não estamos em casa? Ainda mais divertido. Podemos estar no ginásio e gerir a nossa Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart às mil maravilhas. Portanto, em duas palavras: conveniência total. Desde que, claro, deixem os alimentos devidamente preparados.

Aplicámos-nos a estudar esta Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart, para vermos como é que se comporta no mundo real. Embora tenhamos treinado depois várias outras receitas, a nossa favorita continua a ser a que testámos primeiro e que saiu logo perfeita: asas e coxinhas de frango douradas. De facto, um dos grandes objetivos da Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart, além de uma culinária mais saudável, com menos, e da poupança de tempo e de procedimentos, é cozinhar a comida mantendo todo o o seu sabor e suculência, com a particularidade de, no capítulo das carnes e gratinados, ser um poderoso instrumento para criar pratos com crosta estaladiça e saborosa. E este facto confirma-se, ente outros. A nossas coxinhas e asinhas foram devidamente temperadas, a gosto, e metidas 15 minutos no programa base, assumido por defeito, air fry, e os também 195 graus de base. E a verdade é que os 15 minutos bastaram. Ficou tudo bem douradinho e estaladiço, incluindo as batatas doces cortadas em rodelas laminadas, para acompanhar.

Mas a fritadeira tem depois muito a explorar, como o “roast” (apenas dourar), o “reheat” (reaquecer), bake (cozinhar), ou dry (secar), entre outros.

Outro aspeto em que esta excelente máquina tem tido grande sucesso não se restringe a asinhas de frango… É possível cozinhar meio frango, usando a cuba inferior, e batatas fritas na superior, conforme foi feito na experiência prévia. No forno tradicional, isto levaria cerca de 50 minutos. Na Cosori, tudo ficou pronto em 35 – o frango, com a pele crocante e a carne suculenta; as batatas, douradas de forma uniforme sem que fosse preciso mexer a meio (embora umas gotas de óleo/azeite ajudem sempre). A distribuição de calor é excelente, graças ao sistema de aquecimento triplo e às cinco velocidades da ventoinha. O resultado é um cozinhado rápido, mas com a qualidade de uma preparação mais demorada.

Note-se que um dos conselhos no manual do utilizador, que se apresenta em 15 línguas, é o pré-aquecimento da cuba; de facto, verificámos que isto melhora substancialmente o resultado final.

Também foi possível preparar simultaneamente uma quiche de atum na cuba maior, com massa de pão de cerveja – que adoramos – e muffins na mais pequena: ambos ficaram no ponto.

Até os pequenos-almoços são uma maravilha. Queques, pãezinhos feitos de massa de cerveja ou pré-cozinhados congelados, tudo fica douradinho e pronto a comer em apenas oito minutos, a 180°C. Uma rapidez que, na rotina do dia a dia, bem agradecemos.

Portanto, esta é uma ideia essencial a reter: a Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart proporciona-nos uma rápida confeção de comida, eficaz e sem percalços, e sobretudo com menos esforço.

Já agora, convém lembrar que este equipamento emite um ruído discreto uma vez possui dois ventiladores.

Claro, há também pequenos detalhes que fazem a diferença: o pré-aquecimento, como já mencionado, e não encher demais as cubas, o que já sabemos de outros equipamentos similares. Os alimentos têm de ser distribuídos harmoniosamente pelos cestos, sem sobrepor camadas, se não queremos obter no fim um cozinhado pouco uniforme.

Pessoalmente, não gosto de adicionar gordura extra à comida, mas alguns têm recomendado um fio de azeite ou de óleo… Se o objetivo é cozinhar a ar quente ou sem gordura, isso não faz sentido. Reparemos que os alimentos – e até alguns vegetais! – já têm gorduras próprias. Portanto, é deixar que o ar quente lhes intensifique o sabor. A app dá aqui uma importante ajuda, dando orientações sobre como calibrar tudo – nas proporções, tempo e temperaturas certas. Depois – e esta questão, admitamos, é puramente pessoal – há um pequeno truque que permite cozinhar os alimentos, preservando-os mais ou menos confinados no tabuleiro, sem o sujar e preservando os sabores próprios e a gordura latente. Basta uma daquelas formas de papel tipo vegetal, próprias para este tipo de aparelho, para deixar o ar passar à mesma e fazer a sua função.

A Cosori Turbo Tower Pro foi claramente pensada para quem quer ter uma air fryer multifuncional, eficaz e caapz de refeições saudáveis, para obter soluções de cozinha reais e saborosas.

Entre as maiores vantagens estão algumas que já enunciámos: a capacidade de preparar vários pratos diferentes ao mesmo tempo, sem comprometer o sabor nem a textura, o design vertical (um verdadeiro salva-bancadas), o baixo ruído, o revestimento cerâmico mais saudável e mais durável, a potência e a velocidade de aquecimento, e claro, o controlo à distância com a app.

Mas há algumas limitações a ter em conta. O preço (279,99 €) não é uma exorbitância, mas isso não significa que seja propriamente acessível a todos. Ainda que a relação qualidade/preço seja boa, este valor pode representar um esforço difícil de alcançar para alguns. Também pode ser encarado como uma aposta em que vale a pena investir, claro. Depois, é preciso garantir que existe espaço vertical suficiente na bancada ou noutro móvel da cozinha, onde se pretenda acomodar esta Cosori com 41 cm de altura, até porque vamos precisar de espaço livre por cima, quer para manusear funções, quer para permitir ao aparelho ventilar adequadamente.

Quem está à procura de uma air fryer para fritar batatas uma vez por semana, esta não é a melhor aquisição, porque excede o preço, a simplicidade e a função que se pretende. Mas quem quiser um equipamento robusto, prático e verdadeiramente versátil, capaz de assumir o papel de forno, grelhador, desidratador e até fermentador – tudo numa estrutura compacta e com controlo total pelo telemóvel -, então sim, a Cosori Turbo Tower Pro 10.8L Smart é, provavelmente, dos melhores produtos que a tecnologia tem para oferecer neste momento.

reviews 2021 recomendado

Este produto foi cedido para análise pela Cosori.

Graça Pacheco
Graça Pacheco
Licenciada em literaturas clássicas e com um doutoramento em estudos literários, sou colaboradora e fã do Echo Boomer. Escrever, para mim, é um ofício desafiante mas também um hobby. Também adoro gastronomia, gosto de explorar novas tecnologias e sobretudo, adoro cinema e TV.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados