O Windows 11 SE vai deixar de receber atualizações a partir de outubro de 2026.
A Microsoft anunciou o fim dos suporte para o Windows 11 SE, uma versão simplificada do seu sistema operativo, concebida sobretudo para o setor da educação e que se posicionava como concorrente direto do Chrome OS da Google. Esta interrupção de suporte para o Windows 11 SE acontecerá em outubro de 2026
“A Microsoft não lançará mais atualizações de funcionalidades após a versão 24H2 do Windows 11 SE. O suporte, incluindo correções de segurança, assistência técnica e novas versões, terminará em outubro de 2026”, lê-se em comunicado. A empresa recomenda os utilizadores a migrarem para equipamentos compatíveis com outras edições do Windows 11, de forma a manterem níveis adequados de segurança e suporte técnico.
O Windows 11 SE foi anunciado em novembro de 2021, no auge da aposta da Microsoft em combater o crescimento dos Chromebooks nas salas de aula. Foi também nesse contexto que surgiu o Surface Laptop SE, um portátil acessível vocacionado para o ensino básico e secundário, com forte aposta na computação em nuvem e aplicações web progressivas (PWA), em detrimento das aplicações tradicionais. E apesar desse esforço, a Microsoft foi perdendo entusiasmo neste segmento. Atualmente, com o mercado dos Chromebooks em declínio e o foco da empresa a deslocar-se para outras áreas nas quais se encontra o futuro Windows 12, o Windows 11 SE acabou por ser deixado para segundo plano. O próximo Windows 11 25H2 deverá chegar ainda este ano, ao passo que a edição SE vai ficar pela versão 24H2, a última a ser disponibilizada.