O novo Hyundai IONIQ 5 apresenta baterias maiores, carregamento ultrarrápido, melhorias no interior e reforço da segurança, mantendo-se como referência na gama elétrica da marca.
A Hyundai revelou a mais recente atualização do IONIQ 5, o modelo elétrico que tem vindo a marcar presença no segmento dos veículos 100% elétricos. A nova versão traz alterações relevantes ao nível da autonomia, eficiência, conforto, segurança e experiência a bordo, consolidando a posição do modelo na estratégia elétrica da marca sul-coreana.
Entre os destaques está a introdução de duas novas baterias de iões de lítio, com capacidades de 63 kWh e 84 kWh, que substituem a anterior de 77,4 kWh. Esta mudança permite alcançar autonomias mais elevadas, com valores que podem chegar até aos 784 km em ciclo urbano WLTP, dependendo da versão e do tamanho das jantes. A arquitetura elétrica de 800 V mantém-se, possibilitando carregamentos rápidos: 350 km de autonomia podem ser recuperados em apenas 18 minutos.
O design exterior sofreu um conjunto de alterações subtis, mas eficazes. Os novos para-choques, a grelha frontal com acabamento em formato “V” e o prolongamento do spoiler traseiro em 50 mm reforçam a postura dinâmica do modelo. Foram também introduzidas novas jantes aerodinâmicas de 19 e 20 polegadas. O comprimento total cresceu ligeiramente, passando agora a medir 4.655 mm, enquanto a largura, altura e distância entre eixos permanecem inalteradas.
No habitáculo, a funcionalidade e o conforto foram os focos principais. A consola central deslizante – conhecida como “Universal Island” – recebe agora botões físicos para controlo direto de elementos como os bancos aquecidos e ventilados, o volante aquecido ou o sistema de assistência ao estacionamento. O carregador sem fios para smartphones foi reposicionado para uma zona de mais fácil acesso, e o volante exibe agora um novo design com elementos luminosos interativos. Foram ainda reorganizados os comandos do ar condicionado e do sistema de infoentretenimento, com o intuito de tornar a utilização mais intuitiva.
A atualização tecnológica passa pela integração do novo sistema de infotainment ccNC, compatível com atualizações remotas de software (OTA), e pela manutenção de funcionalidades como o sistema Vehicle-to-Load (V2L), disponível para uso interior e exterior. O modelo continua a disponibilizar o serviço Bluelink com um período de validade de 10 anos.
No capítulo da segurança, a nova geração do IONIQ 5 inclui um conjunto mais abrangente de sistemas avançados de assistência à condução. Destacam-se o volante com deteção de mãos (HOD), o assistente de manutenção na faixa de rodagem de segunda geração (LKA 2), o assistente remoto de estacionamento inteligente (RSPA 2), bem como o sistema de prevenção de colisões em estacionamento (PCA-F/S/R), que cobre as zonas frontal, lateral e traseira. Também foram integradas soluções como a Digital Key 2, o sistema de iluminação frontal inteligente (IFS) e o rebatimento remoto dos bancos traseiros.
A estrutura do veículo foi alvo de reforços importantes. Foram introduzidos novos amortecedores para melhorar o conforto em estrada, aumentada a rigidez da barra frontal e reforçadas as zonas posteriores e inferiores da carroçaria. A aplicação de materiais de isolamento acústico adicionais na zona do motor traseiro contribui para um ambiente mais silencioso no interior. A proteção em caso de impacto lateral foi melhorada com o reforço das portas e colunas B, e o modelo passa a incluir um total de oito airbags, incluindo laterais para a segunda fila de assentos.
O IONIQ 5 surge também integrado no ecossistema Hyundai Blue, uma solução que pretende facilitar a utilização de veículos elétricos através do acesso a uma vasta rede de carregamento, pública e privada, composta por mais de 3400 pontos, disponível via aplicação dedicada.
A gama do novo modelo está dividida em quatro versões: Premium, Premium Plus, Vanguard e Vanguard Plus. A versão de entrada, equipada com a nova bateria de 63 kWh e um motor de 125 kW (170 cv), apresenta um consumo de 15,6 kWh/100 km e uma autonomia combinada até 440 km (WLTP), ou até 613 km em ciclo urbano.
As versões de maior autonomia contam com a bateria de 84 kWh e um motor de 168,4 kW (229 cv). Nestes casos, a autonomia pode chegar até aos 570 km em ciclo combinado (com jantes de 19″) ou até aos 784 km em ciclo urbano. A versão Vanguard Plus, equipada com jantes de 20 polegadas, apresenta uma autonomia combinada até 530 km e até 709 km em ambiente urbano.
O Hyundai IONIQ 5 está disponível em Portugal com preços a partir de 29.990€, mais IVA.